Os beneficiários do Programa Bolsa Família em Juazeiro (BA) devem ficar atentos para o início de mais um ciclo de pesagens do programa. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau) da prefeitura, o procedimento é obrigatório para meninas e meninos de até sete anos e mulheres de qualquer idade incluídas no programa.
No primeiro ciclo as equipes da Sesau realizaram quase 48 mil pesagens. “São dois ciclos de pesagem obrigatórios. O primeiro foi de março a maio, e o segundo será de setembro até novembro, ou seja, o beneficiário precisa passar pela pesagem duas vezes por ano. O não cumprimento pode acarretar em bloqueio do benefício social. É importante que o beneficiário esteja com todos os dados atualizados, vacinação em dia e as gestantes precisam estar com o pré-natal sendo feito regularmente“, destacou a gerente de Assistência Nutricional da Sesau, Beatriz Lopes.
Foi planejado um cronograma de pesagens nos bairros para facilitar o acesso dos beneficiários. Serão disponibilizadas 80 fichas, mais 20 fichas preferenciais por dia de atendimento.
Cronograma
O cronograma para setembro é o seguinte:
19/09 (terça-feira) – Residencial Praia do Rodeadouro/UBS e Associação de Moradores – 8h30 às 12h30
21/09 (quinta-feira) – Residencial São Francisco/EMEI Vanda Guerra – 14h30 às 17h
28/09 (quinta-feira) – Alagadiço Salitre/Igreja Católica – 14h30 às 17h
Beatriz Lopes assinalou ainda que as pesagens também são realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Organizamos o cronograma para atender os bairros que possuem um grande número de beneficiários, mas as UBS oferecem esse serviço. O beneficiário deve procurar a UBS mais próxima e verificar o cronograma daquela unidade“, destacou.
Documentação
Para realizar a pesagem, é necessário levar RG ou Certidão de Nascimento, CPF, Cartão SUS, número do NIS, comprovante de residência, carteira de vacinação e cartão da gestante.
Ascom