Um avião de pequeno porte, que havia saído de Manaus, caiu na região de Barcelos, interior do Amazonas, na tarde deste sábado, 16, segundo o governo estadual. As informações preliminares recebidas pelas autoridades indicam que há 14 mortos – dois tripulantes e 12 passageiros na queda. Todas eram brasileiras, mas as identidades das vítimas não foram informadas.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados para avaliar queda da aeronave de matrícula PT-SOG. Era um modelo Embraer EMB-110 Bandeirante, com capacidade para transportar até 18 passageiros.
Tinha autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operação como táxi aéreo e a situação de aeronavegabilidade era considerada normal. Em nota, a Anac disse lamentar o acidente, mas informou que a investigação ficará a cargo do Cenipa.
Na região, chovia bastante na hora da queda. Segundo o governo do Estado, pouco antes do acidente, dois aviões que chegavam à região de Barcelos suspenderam o pouso e preferiram regressar para Manaus por causa do mau tempo, conforme informações extraoficiais.
“Os dois tripulantes e os 12 passageiros estavam indo pescar esportivamente em Barcelos. O tempo estava muito ruim. Na tentativa de pousar, aconteceu essa tragédia. Eram turistas brasileiros”, disse à reportagem o prefeito de Barcelos, Edson Mendes (MDB).
Segundo o governo do Estado, o aeroporto está em boas condições. Está previsto para começar no dia 25 uma reforma do local, mas isso não impediria pousos e decolagens na região.
A preocupação, neste momento, é conservar os corpos, que já foram retirados do local do acidente. Barcelos não tem estrutura com câmaras frias no Instituto Médico-Legal (IML).
“O clima é de total consternação. A cidade toda está emocionada. Os corpos estão numa quadra em uma escola. Nosso problema é tentar conservar minimamente os corpos até que a estrutura do Estado chegue amanhã (domingo)”, afirmou.
O aeroporto não tem aval para pousos e decolagens noturnos. O deslocamento de quatro profissionais da Polícia Científica será feito por volta das 5 horas da manhã de Manaus até Barcelos. O transporte dos corpos até a capital também será feito neste domingo, 17.
Temporada de pesca começa em setembro e vai até março
Barcelos fica a cerca de 400 quilômetros de Manaus, mais ao norte do Estado, na margem direita do Rio Negro. A região, no meio da Floresta Amazônica, é conhecida também pelo ecoturismo e pela pesca esportiva, cuja temporada começa em setembro.
No começo deste mês, o governo estadual anunciou a expectativa de atrair mais de 30 mil turistas, do Brasil e do exterior, para a pesca esportiva nesta temporada, que vai até março. A atividade movimenta cerca de R$ 500 milhões, segundo a Amazonastur.
Por Priscila Mengue/Vinícius Valfré/José Maria Tomazela/Gonçalo Junior/Estadão/Foto: Divulgação/Portal Remador
Mais noticias, click aqui no Blog a notícia do vale