Durante os dias 03 a 05 de outubro, foi realizada em Madri (Espanha), a segunda maior feira comercial de frutas do mundo: a Fruit Attraction 2023. O presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, esteve no evento liderando as negociações para ampliar a comercialização das frutas brasileiras no mercado internacional.
Segundo Guilherme Coelho, o estande organizado pela Abrafrutas e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) foi o destaque da feira. “A comitiva da Abrafrutas foi formada por mais de 40 empresas produtoras que vieram mostrar a variedade e qualidade das nossas frutas. A edição anterior, rendeu à fruticultura brasileira mais de US$ 85 milhões em negócios imediatos. Acredito que ultrapassamos esse valor e o Vale do São Francisco teve papel fundamental, já que somos líderes em exportação de manga e uva”, disse.
O estande da Abrafrutas e da ApexBrasil recebeu, além de compradores interessados em negociar, as visitas do Ministro da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha, Luis Planas, da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, do governador do Maranhão, Carlos Brandão e outros.
Uma novidade muito festejada pelo setor foi a divulgação da primeira edição do evento no Brasil, que está previsto para acontecer em abril de 2024 na cidade de São Paulo. A “Fruit Attraction Brasil” será mais uma oportunidade para atrair mais interessados nas frutas nacionais. “A feira acontecendo no Brasil também facilita a participação dos pequenos produtores que poderão expor seus produtos e crescer seus negócios. Mais vendas, significa mais produção e mais empregos”, destacou Guilherme Coelho.
Ascom