Em alusão ao Dia das Crianças, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, levou nessa terça-feira (10) para os alunos da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, na comunidade de Caititu, ações de saúde bucal. Ao todo, 150 crianças participaram das atividades educativas, destas, 61 passaram por atendimento clínico odontológico. Um total de 120 procedimentos foram realizados. Para atender o público infantil, a equipe foi composta por 18 dentistas da Atenção Básica e do Centro de Especialidades Odontológicas, além de cinco auxiliares de Saúde Bucal.
As crianças de Caititu, comunidade mais distante da zona urbana de Petrolina, tiveram uma tarde diferente, em que as informações foram passadas de maneira leve e com alegria, assim o aprendizado foi garantido. A equipe levou teatro de fantoches, onde de maneira lúdica ensinou como cuidar da saúde bucal, a forma correta de escovação e uso do fio dental. Também foi exibido o filme ‘Dr. Dentuço, que aborda os cuidados com os dentes. Os profissionais ainda fizeram pinturas faciais, entregaram kits Colgate, parceria com o Programa Um Sorriso do Tamanho do Brasil, brindes, fizeram uma mesa de demonstração da evolução da cárie, indicaram os alimentos saudáveis e nocivos aos dentes e asseguraram atendimento para todos os estudantes.
Com cuidado e zelo pela população, a Secretaria de Saúde não tem medido esforços para atender as necessidades dos petrolinenses. O cuidado da equipe de Saúde Bucal é para levar assistência às comunidades mais distantes da cidade. Para a diretora de Saúde Bucal, Roberta Teixeira, o trabalho é desenvolvido com muito amor. “Temos uma equipe muito comprometida com o trabalho e isso é o diferencial, por isso conseguimos chegar muito longe com nossas ações. O trabalho com o público infantil é de muito cuidado, atenção e bem lúdico, pois assim conseguimos fixar as informações sobre a importância da escovação e dos cuidados com a saúde da boca. Estamos felizes e levando os atendimentos que o prefeito Simão Durando sempre nos solicita, com humanização, amor e muita atenção com as pessoas”, destacou.
Texto: Débora Sousa