Escolas da zona rural foram contempladas e professores receberam homenagens pelo trabalho desenvolvido.
A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, tem trabalhado amplamente, por meio de estratégias diversas, para fortalecer e aumentar os índices de alfabetização do município. Este esforço tem se materializado mediante aos grandes resultados obtidos e que indicam que a rede está no caminho correto. Uma conquista que comprova que as ações e investimentos realizados pela atual gestão têm dado bons frutos, é que as Escolas Municipais Félix Manoel dos Santos, localizada na Tapera, e a de Tempo Integral, José Fernandes Coelho, no Roçado, foram as duas unidades de ensino do município que ficaram em evidência no Prêmio Escola Destaque, promovido pelo Programa Criança Alfabetizada.
As unidades receberam o valor de R$80 mil como premiação para impulsionar, ainda mais, o desempenho na execução do trabalho de alfabetização. Esta conquista se deve pelo município ter alcançado, em 2022, ótimos resultados na avaliação de alfabetização do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe). Os profissionais envolvidos no processo de alfabetização também foram reconhecidos através da entrega menções honrosas. A professora Daniely Vidal, do Centro Municipal de Educação Infantil Tia Dulcineia, foi uma das agraciadas.
Petrolina tem mais de 10 mil estudantes matriculados do 1º ao 2º ano do Ensino Fundamental, etapa recomendada pelo Plano Nacional de Educação para que o ciclo de alfabetização seja concluído. Este é um período indispensável para a progressão escolar e construção de outros saberes que só são possíveis após esta etapa. A Secretaria vem fornecendo a professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares todas as ferramentas necessárias para que possam desenvolver um trabalho de excelência no processo de alfabetização.
“Temos a convicção de que a Educação de Petrolina tem avançado bastante através de várias ações implantadas pelo prefeito Simão Durando. São vários projetos que estimulam as habilidades de pensamento, de raciocínio, memória, linguagem, capacidade, resolução de problemas e de criatividade. Soma-se a isso, o grande comprometimento dos educadores que têm contribuído diariamente para garantir ainda mais qualidade no processo educacional, além da formação continuada a eles oferecidas pela Educação. Buscamos sempre traçar um caminho constante de mapeamento da aprendizagem, vinculado ao desenvolvimento de cada um dos alunos, através de avaliações e com foco central na leitura”, destacou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Rosane da Costa.
Texto: Elaine Barbosa
Mais noticias, click aqui no Blog a notícia do vale