Os organizadores da 2ª Feira de Artesanato e Gastronomia de Remanso, aberta no início da noite desta sexta-feira, 27 de outubro, estimam em mais de 200 mil reais a comercialização total de objetos de artesanato e comidas típicas nos três dias de realização da festa.
“Temos o registro de sucesso da primeira edição, realizada em um local menor, com menos participantes e essa edição, pelo que vimos na abertura vai superar a anterior. Estimamos em pelo menos 200 mil reais o valor de comercialização nestes dias, podendo ultrapassar, tranquilamente” – registra, com otimismo, Sandra Souza Costa, uma das responsáveis pela organização e montagem da Feira.
Esta segunda edição, montada ao lado do recém inaugurado Mercado Turístico de Remanso, em área coberta, conta com tres dezenas de barracas e um amplo espaço utilizado para a colocação de mesas, que, primeira noite ficou completamente lotada. É possível degustar dezenas de pratos regionais, desde o tradicional acarajé, “feito da mesma forma e com os mesmos ingredientes do Mercado Modelo”, vangloria-se a baiana; até o peixe assado, acompanhado “da cerveja mais gelada de todo Remanso”, endossa um comerciante.
O artesanato de Remanso, boa parte refletindo os tempos da velha Remanso, é feito com couro, pedra e metal e caroá, uma fibra que já foi a principal fonte de renda do município;. As pinturas registram paisagens locais, com intenso colorido. Há ainda objetos de uso, como redes, roupas, artefatos de couro para montaria e calçados.
Reiterando o convite à participação, visita, degustação e compra, o Prefeito Marcos Palmeira diz que “estamos colocando na praça o melhor de nossa produção artesanal, o melhor de nossa comida regional e o ambiente mais acolhedor possível para as famílias remansenses. É parte do nosso esforço para melhorar ocupação e renda de dezenas de famílias.” – encerra agradecendo a participação da população.
Por Manoel Leão
Mais noticias, click aqui no Blog a notícia do vale