Com a concessão de passagens aéreas e terrestres por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), os atletas baianos do polo aquático e da natação paralímpica já se encontram em Brasília, no Distrito Federal, e em Fortaleza, Ceará. As equipes e a atleta Mônica Veloso representam o estado neste final de semana.
Na disputa das finais da Liga Nacional de Polo Aquático, a equipe Polo Salvador vai disputar contra os principais combinados do país entre esta quinta-feira, 02, e domingo, 05, após conquistar a classificação na regional Norte Nordeste, disputada em maio na Piscina Olímpica da Bahia, em Salvador. Essa será a primeira edição do torneio nacional.
Dentre os principais atletas, estão Alexandre Albuquerque e Jean Galvão, que viajaram com o apoio de passagens aéreas pela Sudesb. Alexandre é o artilheiro da equipe baiana, enquanto o goleiro Jean é considerado uma das principais revelações do polo aquático baiano nos últimos anos. Ele é fruto do projeto Natação em Rede, uma parceria da Sudesb com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) na Piscina Olímpica, e já treinou com a Seleção Brasileira da modalidade.
Além dele, o projeto será representado com sua equipe sub-16 na Copa Brasil de Polo Aquático Juvenil também neste final de semana na capital federal. A equipe, composta por 12 atletas, consagrou-se campeã no regional e se graduou para representar o estado no certame nacional.
Natação Paralímpica – Já Mônica também se encontra no local da sua prova, a capital cearense, para a disputa do XII Meeting Cearense de Paranatação, que acontece entre os dias 02 e 05 de novembro no Náutico Atlético Cearense. Como uma referência na modalidade e participando da prova desde sua primeira edição, Mônica é considerada um exemplo para jovens atletas da modalidade paralímpica.
Na competição, ela vai disputar sete provas, acumulando diversos resultados positivos no ano, como duas medalhas de ouro e uma de prata na fase regional das Paralímpiadas Universitárias e três de ouro na fase nacional da competição. Ela também abocanhou quatro medalhas de ouro no Meeting Paralímpico de Brasília e duas de ouro, uma prata e um bronze no Meeting Paralímpico de Recife. Após a prova cearense, o foco da baiana muda para nadar o Circuito de Águas Abertas Rei e Rainha do Mar, no Rio de Janeiro, no percurso classic de 2,5km.
Ascom Sudesb/Maurício Viana
Mais noticias, click aqui no Blog a notícia do vale