Em Seminário na Escola do Saber, professores da rede de Petrolina trocam experiências sobre práticas de ensino 

Cidades Petrolina

É necessário que o docente esteja em constante processo de formação, buscando sempre se qualificar para fortalecer seu conhecimento profissional e sua prática em sala de aula. Na Rede de Ensino de Petrolina, a formação continuada é uma atividade pensada com muito cuidado e empenho, para atender as necessidades do professor e promover aprendizagens significativas nas mais de 200 unidades de ensino. Uma das ações que está sendo realizada esta semana na Escola do Saber, visando contribuir para a busca de novos conhecimentos, é um Seminário para a troca de experiências pedagógicas entre os educadores. Os profissionais socializam com seus colegas, metodologias e práticas de ensino, além de apresentar o trabalho vivenciado no cotidiano escolar. 

O intercâmbio entre estes profissionais faz parte das ações de formação da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Vale destacar que os encontros são fundamentais para o desenvolvimento dos educadores, para conhecer melhor a dificuldade de cada um, sanar dúvidas de situações vivenciadas no dia a dia e conceder suporte necessário para o professor. Dentro da programação do evento formativo, há apresentações de projetos desenvolvidos pelos professores em sala de aula, além de palestras com psicóloga, fonoaudióloga, escritora, e educadores, sobre temas voltados ao cuidado com a voz, sobre as emoções, educação na zona rural, alfabetização, entre outros.                                                                                                                                           

Os professores avaliaram a formação como uma oportunidade de uma rica troca de experiências, que resultou na abertura de um leque de novas oportunidades para desenvolvimento dos estudantes. “Eventos como esse nos dão a clareza de que todos têm algo a ensinar, e todos nós podemos aprender algo com experiências vividas pelos nossos colegas de trabalho que, como nós, sonham com uma educação de qualidade para todos. Este ambiente valoriza nosso trabalho e nos estimula a querer sempre fazer o melhor pela Educação de Petrolina”, ressaltou Maria Carleene Rufino, professora da Escola de Educação em Tempo Integral Miguel Arraes.  

As professoras Adriana Virgília e Rosiane Diniz, da Escola de Tempo Integral Daniel Berg, também compartilham a mesma ideia. “Enquanto educadoras da rede municipal, entendemos que o seminário veio para somar nossas vivências na escola, desperta o professor para o que ele é, para a sua força. Criar um espaço para os educadores desenvolverem o seu protagonismo em outro palco, agora não somente o da escola, mas no palco da vida através da troca de experiências com outros colegas, desenvolvendo assim os quatro pilares da educação, tão importantes para sustentar a nossa prática. Aplaudir a experiência do outro nos faz crescer, sentir que, estamos no caminho certo para desenvolvermos nos nossos estudantes a tão sonhada formação para vida”, disseram as professoras. 

Texto: Elaine Barbosa

Mais noticias, click aqui no Blog a notícia do vale

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *