Hospital recebeu mais de 200 obras e 220 revistas em quadrinhos que vão incentivar o gosto pela leitura.
O Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia e vinculado à Rede Ebserh (Hupes-UFBA/Ebserh) inaugurou o projeto Imagine, que disponibiliza livros para profissionais e pessoas internadas na instituição. Até o momento foram arrecadados mais de 200 títulos além de 220 revistas em quadrinho da Turma da Mônica, que foram doadas pelo Instituto Maurício de Souza.
O objetivo do projeto é incentivar o gosto pela leitura e propor informação em saúde de forma lúdica, como complemento ao cuidado do bem-estar físico e emocional. “Não pretendemos que as doações parem. Esperamos que o espírito doador de livros, que já é parte da comunidade Hupes-UFBA”, informou a bibliotecária Luciana Borges, uma das idealizadoras do projeto literário que visa alcançar pacientes, acompanhantes, acadêmicos e colaboradores.
Segundo Luciana, uma lista com todos os títulos disponíveis será divulgada para acesso das pessoas interessadas. Os locais beneficiados serão Biblioteca Virtual em Saúde, Enfermarias 2A e 4B, Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do trabalho (Usost), Biblioteca da Classe Hospitalar e Brinquedoteca. Cada ponto de leitura tem um acervo direcionado a um público específico e haverá, nesses locais, descrição das regras de utilização e de segurança, especialmente nas enfermarias.
Pacientes aprovam iniciativa
Paciente do Hupes-UFBA, Sebastião Carlos Dias Araújo está lendo “A Cabana”. “Eu achei ótimo o projeto porque incentiva a pessoa a ler e distrai para passar o tempo. Ler me faz viajar na história e me ajuda a distrair a mente. Gosto de suspense e de romance. Às vezes as pessoas perdem o hábito de ler devido à correria do dia a dia, mas essa situação desperta novamente a leitura”, contou.
A paciente Mônica Ribeiro, também em tratamento no Hupes-UFBA/Ebserh é uma das beneficiadas do projeto Imagine. “Acho legal o projeto porque me distrai muito e me ajuda a esquecer um pouco da realidade. Estou internada há 10 dias e não tenho previsão de alta. Gosto de ler livros de autoajuda, história e livros espíritas”, disse a paciente, que no momento está lendo “Porque homens inteligentes se casam com mulheres inteligentes”.
O que doar
Os tipos de literatura que podem ser doados são livros de ficção, como fantasias, ficções científicas, ação e aventura, romances, contos e infantis, por exemplo. Quanto aos gêneros literários de não ficção, serão aceitos memórias e autobiografias, biografias, arte e fotografia, viagem, humor, guias & como fazer, maternidade, paternidade e família, tecnologia e ciência, infantil e quadrinhos. Os livros podem ser novos ou usados, mas precisam estar em ótimo estado de conservação, de preferência sem riscos ou rabiscos.
Assistente administrativo na Gerência de Ensino e Pesquisa, Rodrigo Correia da Paixão foi sensibilizado pela importância do projeto e realizou algumas doações. “Penso que a iniciativa de implementação do projeto seja salutar para o contexto do ambiente no qual ele está inserido. Talvez tudo isso pareça não muito importante, mas é um resgate da delicadeza em tempos de tanto afã e desapego”, disse.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA), faz parte da Rede Ebserh desde 2012. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Ascom
Mais noticias, click aqui no Blog a notícia do vale