O projeto Recuperação de Nascentes da Comunidade de Brejo da Brásida, desenvolvido no município de Sento Sé (BA) garantiu a premiação.
A ENGIE Brasil Energia conquistou o 2º lugar no Prêmio Bahia Sustentável 2023 com o Projeto Recuperação de Nascentes da Comunidade de Brejo da Brásida, no município de Sento Sé (BA). O projeto concorreu na categoria Tecnologia Social Sustentável, que premiou experiências, tecnologias e iniciativas que melhorem a qualidade ambiental e de vida do local em que se aplicam.
A solenidade de premiação aconteceu no dia 14 de dezembro, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em Salvador e contou com a participação do gerente Regional de Renováveis da ENGIE, na Bahia, Lucas Moura e do presidente da Associação de Moradores do Brejo da Brásida, Manoel Palha.
“Não ganhamos o prêmio, mas foi uma grande vitória trazer o projeto até a final. Sabemos da importância desse trabalho realizado para o meio ambiente e em especial para a Caatinga que tem uma menor disponibilidade de recursos hídricos e por isso tornam as ações de preservação ainda mais relevantes. Então, seguiremos apoiando essas iniciativas que incentivam a redução do consumo e identificam oportunidades de contribuir para a conservação da água”, afirma Lucas Moura.
Projeto de Recuperação de Nascentes
Tendo em vista a dificuldade hídrica da Caatinga, o Programa de Recuperação de Nascentes no Brejo da Brásida, iniciou em 2016, na fase de Implantação do Conjunto Eólico Campo Largo, e teve sua continuidade através do Programa Águas Brasileiras, sendo um convênio entre a ENGIE e a Associação dos Moradores do Brejo da Brásida (AMBB), celebrado em junho de 2021 pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.
Dentre os resultados alcançados destaque para a recuperação de seis áreas de nascentes, o plantio de 50 mil mudas nativas, além da capacitação de jovens multiplicadores de ações de conservação ambiental a partir da realização de cursos e palestras sobre temas diversos, trabalho que possibilitou um relevante incremento de cobertura vegetal que passou 8 para 71%.
A ENGIE desenvolve, desde 2010, o Programa de Conservação de Nascentes, realizado em parceria com organizações governamentais e do terceiro setor em diversas regiões do Brasil. Desde o início do programa, mais de 2.300 nascentes foram protegidas, na área de influência de 14 usinas operadas pela Companhia
Sobre o Prêmio Bahia Sustentável
O Prêmio Bahia Sustentável é promovido pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia e tem como objetivo estimular e divulgar as melhores iniciativas e ideias que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, com foco na conservação do meio ambiente, no Estado da Bahia.
Desde a primeira edição em 2012, o prêmio oferece destaque e visibilidade para projetos, ações, ideias e iniciativas desenvolvidas no Estado da Bahia por empresas, universidades, faculdades públicas e privadas, pesquisadores, centros de pesquisa, organizações do terceiro setor e municípios.
Nesta edição, seis projetos, ações, ideias e iniciativas foram premiados em três diferentes categorias: Ideia Sustentável; Tecnologia Social Sustentável e Gestão Municipal Sustentável, divididas em duas subcategorias, cada uma.
Os finalistas de cada categoria receberam certificados e o direito de utilizar o “Selo Prêmio Bahia Sustentável 2023: Finalista”. Além disso, todos os projetos, ações, ideias e iniciativas finalistas e vencedoras serão incluídas no Banco de Projetos do Prêmio Bahia Sustentável.
Sobre a ENGIE
A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 96.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes.
No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Contando com 2.600 colaboradores, a ENGIE possui no país cerca de 10 GW, dos quais 100% são provenientes de fontes renováveis.
Ascom