Hatch Sport6 ganha visual mais esportivo, enquanto o sedã aposta em design escurecido
Depois de um certo atraso, os outros dois carros prometidos pela General Motors no ano passado estreiam neste ano: os novos Cruze Midnight e o Cruze Sport6 RS. O primeiro é o sedã que chega com uma estética escurecida, enquanto a versão hatch traz um visual mais esportivo. Os preços ainda não foram divulgados.
Começando pelo Cruze Midnight, ele pode vir com carroceria preta, cinza ou azul, rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado e detalhes em preto na carroceria, como a gravata da Chevrolet na grade frontal e também na tampa do porta-malas. É basicamente a mesma proposta do Onix Plus Midnight lançado no ano passado. Por dentro, a estética escurecida também está presente no revestimento dos bancos, inclusive no logotipo da montadora no volante.
O outro modelo é o novo Cruze RS, versão de apelo esportivo do hatch médio que já foi vendida há alguns anos nos Estados Unidos (por lá o modelo saiu de linha). Você viu aqui no Motor1.com alguns flagras anteriores dessa versão em testes, que foi vista rodando pela Argentina. Mas a grande novidade aqui é o que novo Cruze RS chega para ser a única versão vendida do hatchback, ou seja, as antigas versões LT, LTZ e Premier saem de linha.
Com isso, o Cruze RS fica posicionado na gama do Cruze para ser um modelo voltado para ao público que busca um carro de proposta mais esportiva. E isso se cumpre muito bem com a grade frontal exclusiva escurecida com o logo RS em vermelho (a mesma que era utilizada pelo Cruze RS americano), bem como o para-choque dianteiro com luzes de neblina em novo formato. O teto é sempre pintado de preto, assim como os retrovisores e os logotipos, enquanto na traseira o hatch traz um spoiler traseiro exclusivo também em preto. As rodas também são novidade: um conjunto de 17 polegadas com acabamento também diamantado.
Quando vamos para a cabine do Cruze RS, o ar de esportividade é cumprido pelos bancos com revestimento que imita couro com costuras vermelhas – que aparecem também na porção central do painel e revestimento do volante. Entre os equipamentos para o hatch e sedã, está a central multimídia MyLink com tela de 8 polegadas com suporte a Apple CarPlay e Android Auto, wi-fi nativo, sistema de concièrge OnStar, MyChevrolet App para o smartphone, bem como alerta de colisão com frenagem de emergência e teto solar – este último ainda uma exclusividade do Cruze Sport6.
Debaixo do capô nada muda: segue o competente motor 1.4 turbo de até 153 cv e 24,5 kgfm de torque, que trabalha sempre junto de uma transmissão automática de 6 marchas. Ambos até tem modo manual para troca de marchas, mas somente pela própria alavanca (não há paddle shift atrás do volante). A GM garante que o motor 1.4 ganhou uma nova calibração “para melhorar ainda mais a dirigibilidade do carro”. No mais, a única diferença mecânica do Cruze RS é calibração da suspensão e direção, que são mais voltadas a esportividade.