Com o objetivo de garantir condições para o exercício da participação cidadã e para elevar a qualidade de vida das famílias beneficiárias do Programa Minha Casa Minha Vida, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS), em parceria com a Caixa Econômica Federal, realizou o Projeto Técnico Social (PTS) no Residencial Novo Tempo V. A ação ocorreu durante 15 meses, e nesta terça-feira (27) foi concluído o programa na localidade.
Durante seu período de execução, o projeto atendeu 230 famílias com atividades voltadas para organização comunitária, educação patrimonial, educação sanitária e ambiental, geração de trabalho e renda. Foram ministradas palestras e oficinas sobre diversos temas, tais como: Higiene e Saúde, Viver Coletivo e participação Cidadã, Empreendedorismo, entre outros. Também foram oferecidos cursos de qualificação profissional de designer sobrancelhas, frentista, unha em gel, cabeleireira, depilação, doces e salgados, e atividades na área ambiental e recreativas para as crianças.
De acordo com a assistente social Mara Madeiro, uma das coordenadoras das atividades, cerca de 150 pessoas participaram dos cursos oferecidos e a principal proposta era oferecer a população a possibilidade de aprenderem uma profissão, o que podia garantir a elas, no futuro, uma autonomia financeira.
“Podemos perceber o empenho dos participantes em obter novos conhecimentos e aperfeiçoamento para aquelas que já exercem atividade remunerada na área. Agradeço a participação dos moradores nas atividades oferecidas pelo projeto, bem como a equipe que desempenhou um trabalho de excelência durante esse tempo. É muito importante o projeto para a comunidade, uma vez que possibilita uma melhor qualidade de vida das famílias beneficiarias; viabilizando, por meio de intervenções técnicas, a transformação da realidade e a melhoria do bem-estar da população”, enfatizou Mara Madeiro.
Geane Custódio Paes, aluna do curso unhas em gel, vê na iniciativa uma ótima oportunidade para adquirir qualificação profissional e independência financeira. “Sou muito grata a Prefeitura por essa oportunidade, pois não teria condições financeiras de arcar com um curso profissionalizante. Fomos recebidas com muito carinho, estou muito satisfeita e confiante de que irei conquistar meu próprio negócio”, comentou Geane.
Texto: Luzete Nobre/Foto: Deivid Menezes
Mais noticias, click aqui no Blog a notícia do vale