No decorrer da última semana foi realizada reunião com todos os secretários (as) municipais de saúde dos 28 municípios da Macrorregião Norte e suas equipes técnicas com intuito de orientar a adesão à mobilização nacional de combate ao mosquito da dengue.
“Na ocasião, tivemos a participação de 115 pessoas, entre secretários (as), coordenadores (as) de vigilância epidemiológica e endemias. A pauta foi a adoção de medidas de controle vetorial, vigilância epidemiológica da doença, manejo clínico, investigação de óbito e disponibilização de insumos para os municípios” pontuou o Coordenador Regional de Saúde Pedro Alcântara de Souza.
A expectativa é de que essa mobilização nacional chame atenção da população para que colabore com o combate ao mosquito (Aedes aegypti).
“O Governo do Estado está levando essa mensagem para que a população tire 10 minutos para vistoriar sua casa. Se cada um de nós fizermos a nossa parte venceremos o mosquito” afirma Dr. Pedro Alcântara, coordenador no NRS NORTE.
É preciso o morador observar se há água parada nas residências e se há recipientes que podem vir a acumular água e se tornar um criadouro, para fazer a prevenção.
Ao todo, o Governo da Bahia já investiu mais de R$ 19 milhões no combate à Dengue através da aquisição de novos carros de fumacês, distribuição de aproximadamente 12 mil kits para os agentes de Combate às Endemias, além de apoio para intensificação dos mutirões de limpeza com o auxílio das forças de segurança e emergência e aquisição de medicamentos e insumos.
O NRS NORTE já realizou entrega de 207 Kits para Agentes de Combate às Endemias aos municípios em risco e/ou em epidemia. Além disso serão distribuídos 4.170 repelentes para gestantes atendidas no pré-natal realizados na atenção básica dos municípios da macrorregião.
Ações realizadas pela Núcleo Regional de Saúde Norte-NRS NORTE/Secretaria de Saúde do Estado da Bahia-SESAB:
Reuniões virtuais e individualizadas com municípios em situação de alerta para epidemia e/ou em epidemia de arboviroses para apoio técnico institucional e orientações sobre atualização e preparação dos planos de contingência.
Orientação aos municípios quanto a atualização do Plano Municipal de Contingência de arboviroses urbanas – 2024 a 2026.
Participação de reuniões do COE Bahia para monitoramento da situação da dengue.
Entrega de repelentes, para ação de prevenção contra o Zika vírus para gestantes cadastradas na Atenção Básica dos municípios de abrangência.
Capacitação sobre situação das reações em ACE (Agentes de Combate às Endemias) ao larvicida BTi.
Entrega de 207 kit para os ACE para disponibilização aos municípios em situação de risco e/ou em epidemia de dengue.
Orientação quanto a adesão a campanha de mobilização nacional de combate à dengue.
Visita técnica das equipes de vigilância epidemiológica e endemias aos municípios em epidemia/alerta/risco.
Realização de UBV pesado (fumacê) em Juazeiro antes e depois do carnaval municipal.
“Assim, este NRS NORTE/SESAB segue em parceria com os municípios no combate às arboviroses na Macrorregião Norte da Bahia” concluiu Pedro Alcântara.
Ascom