O Pleno da Segunda Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, apreciou na manhã desta terça-feira, 02/04, o parecer prévio do Conselheiro Nelson Pellegrino pela aprovação das contas do exercício de 2022 da Prefeitura de Remanso, cidade do norte da Bahia.
Os conselheiros seguiram o entendimento do relator e as contas foram aprovadas por unanimidade, com ressalvas técnicas, originando uma multa de mil reais, que cabe recurso.
O Secretário de Finanças de Remanso, Fábio Pimentel, ao comentar, com satisfação a aprovação das contas, disse que “para nós é importante ressaltar que as ressalvas apontadas pelo relator se referem à uma falha técnica na apresentação de documentos, que iremos sanar. O importante é a apreciação do conjunto das contas, aprovadas de forma unanime, sem recurso ou diligências”.
Para Pimentel “a gestão do Prefeito Marcos Palmeira tem se destacado pelo zelo com os recursos públicos e isso se reflete na prestação de contas”
O Prefeito Marcos Palmeira (PC do B), comemorou a aprovação: “Por dois anos consecutivos nossas contas foram apreciadas, julgadas e aprovadas. De parabéns toda a nossa equipe financeira, nossos secretários e executores financeiros. Vamos continuar assim até o último dia deste primeiro mandato”.
É de se destacar que é a primeira vez, desde 2016, que as contas de Remanso são aprovadas, por dois exercícios consecutivos sem necessidade de diligências, sem recursos e sem nenhuma interferência.
O gestor anterior a Marcos Palmeira teve todas as contas rejeitadas, com exceção do primeiro ano do mandato, quando aprovou a partir de recursos interpostos administrativos e judiciais.
“É um marco importante” – resume o Secretário Pimentel, ao parabenizar a equipe financeira, “que demonstra comprometimento, competência e empenho” e ao Prefeito Marcos Palmeira, “a quem cabe o maior mérito, por administrar Remanso com transparência e honestidade”.
Por Manoel Leão