A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) deu início, nesta terça-feira (02), à vacinação contra o vírus influenza, e espera imunizar até hoje (03), 300 funcionários.
A iniciativa faz parte da 26ª Campanha Nacional de Vacinação e tem como objetivo imunizar os profissionais de saúde da casa, que fazem parte do público-alvo da campanha do Governo Federal.
A vacinação está acontecendo em uma das salas do setor de exames de imagem (Bioimagem), das 08h30 às 10h30 e das 14h às 15h30. Para se imunizar, os profissionais precisam apresentar um documento oficial com foto e a carteira de vacinação.
A vacina, que previne contra três tipos de doença: H1N1, H3N2 e Influenza B, também está disponível nas Unidades Básicas de Saúde da cidade e é distribuída pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Neste momento, a campanha tem como público-alvo crianças com idade entre 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, PCD, caminhoneiros, motoristas e cobradores de ônibus, trabalhadores portuários, profissionais do sistema prisional, socioeducativo, população carcerária e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
A UPAE Petrolina reforça a importância da vacinação para a prevenção da Influenza e convida todos os profissionais a participarem desta ação de saúde pública. “Cuidando de um estamos cuidando de todos. Cuidar dos nossos profissionais também é cuidar dos usuários”, ressalta a coordenadora interdisciplinar do serviço, Fátima Michelle.
De acordo com o enfermeiro gerente da Epidemiologia da UPAE, Wanderson Lima, a procura tem sido satisfatória. “Como participamos da campanha todos os anos, os nossos colaboradores já são bem conscientes da importância de seguir certinho o calendário de imunização. É um trabalho de conscientização que temos feito e hoje gera bons resultados”, garante.
Vale lembrar que a UPAE está vacinando apenas a equipe de saúde. A população em geral, que faz parte dos grupos prioritários, deve procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência.
Ascom UPAE