Na próxima semana, escolas públicas de Petrolina (PE) recebem o projeto “O Teatro vai à Escola”, que oferece apresentações gratuitas da obra “Oskindô-Lelê”.
Quatro instituições serão contempladas na temporada, sendo as sessões na segunda-feira (8) e terça-feira (9), às 9h e 16h.
No primeiro dia, o espetáculo será realizado no CMEI Drº Cardoso de Sá, no bairro José e Maria, e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Petrolina), no bairro Vila Mocó. Já as sessões do segundo dia serão no CMEI Maria Adnair Diniz Vianna, do bairro Antônio Cassimiro, e no CMEI João Paulo I, no bairro João de Deus.
A atriz Fernanda Luz, que divide a cena com Léo Andrade, destaca a importância de promover atividades artísticas nas escolas públicas. “O projeto contribui para o fortalecimento da arte-educação. Levando o Teatro e a Música para crianças da periferia, alimentando o imaginário, o incentivo à leitura, as brincadeiras, a dança e tudo o que envolve os primeiros anos de vida, na responsabilidade social que temos de ser multiplicadores e pontes de diálogo nas artes”, diz.
O show-espetáculo “Oskindô-Lelê” mistura teatro e música em cenas que brincam com a imaginação das crianças. Como uma brincadeira de quintal, a obra investe no lúdico para levar diversão com responsabilidade para as crianças.
O projeto, aprovado no Edital Multilinguagens da Lei Paulo Gustavo de Petrolina, além de promover as sessões gratuitas, garante também a acessibilidade com tradução para Libras. “A Lei Paulo Gustavo é um importante incentivo para nós artistas continuarmos produzindo, acessibilizando e fortalecendo a produção cultural da cidade”, afirma Luz.
Virabólica Comunicação/Foto: Lizandra Martins