Diferente do que foi espalhado nas redes sociais na noite dessa terça-feira (16), o açude de Engenheiro Avidos no distrito de Boqueirão em Cajazeiras não corre risco de arrombamento. A situação em sido monitorada e o risco é com a parede de contenção construída para a realização da obra realizada nas comportas daquele manancial.
Na verdade, o risco é para os ribeirinhos e os moradores das áreas baixas da região de Sousa, com a possibilidade de aumento da vazão da água e inundação pelo rio. Com um possível rompimento da parede de contenção a água aumentará na passagem pelo rio e isso é o que pode ocorrer.
Tudo isso ocorre devido o atraso das obras nas comportas do Açude Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, as chuvas seriam motivo apenas de festa e alegria.
Acontece que essas obras se arrastam há anos e nunca terminam, e agora o volume d`água no manancial ameaça romper a a parede de contenção feita para propiciar exatamente aquelas obras.
Se isso acontecer, toda a água acumulada pelas chuvas, mais as que chegaram via transposição do São Francisco serão perdidas e escoadas sem controle.
O prefeito Zé Aldemir viajou a Brasília e junto com o deputado federal Agnaldo Ribeiro vão ao DNOCS pedir providências urgentes para conclusão das obras para tranquilizar população residente no curso das águas.
O que diz o DNOCS
Através de uma nota de esclarecimento, o DNOCS afirma que “algumas medidas estão sendo tomadas na barragem” e que após uma diminuição de 10cm no volume do açude, “uma equipe especializada está realizando monitoramentos contínuos no local”.
“O DNOCS já está com profissionais mobilizados com equipamentos, trabalhando na elevação da cota do coroamento e, se necessário, promover o içamento das comportas do vertedouro para uma maior descarga do volume de água”, diz a nota.
portalczn.com.br