A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), vem oferecendo um tratamento de ponta para o tratamento de varizes no município. A escleroterapia de varizes é um procedimento seguro, minimamente invasivo e altamente eficiente.
“Nossas equipes estão sempre empenhadas em buscar oferecer o que há de mais moderno e eficiente. Queremos que o juazeirense, usuário da rede pública de saúde, também possa ter acesso aos benefícios dos tratamentos oferecidos na rede privada”, disse a prefeita Suzana Ramos.
O tratamento, realizado por angiologistas e cirurgiões vasculares, é indicado para tratar varizes de todos os calibres, sendo menos indicado para vasos muito finos. “Nos empenhamos em oferecer este tipo de procedimento pensando no bem-estar dos nossos pacientes, pois ele não exige o afastamento das atividades ou mesmo repouso no pós-operatório, já que é realizado sem a necessidade de anestesia ou cortes”, explicou a secretária de Saúde, Ana Lúcia Araújo.
Dona Rubenita dos Santos foi um dos 32 pacientes que se submeteram ao procedimento neste ano. “As varizes me provocavam muitas dores, já há muitos anos. Morei um tempo em Brasília e, por cinco anos, aguardei na fila de espera para fazer esse tratamento de espuma e não consegui. Já aqui em Juazeiro, em pouco tempo consegui. Estou muito aliviada e feliz com o resultado”, comemorou.
Sobre o tratamento
A escleroterapia com espuma densa para varizes é uma técnica que permite o tratamento das varizes de médio e grosso calibre (incluindo as safenas), através da injeção de polidocanol, substância que possui propriedade detergente no interior da veia doente, causando inflamação no endotélio (parede) e oclusão do vaso tratado.
Por meio de uma punção com agulha, o medicamento é injetado na veia. A aplicação é monitorada por exame de ultrassom com Doppler, que permite ver a espuma dentro dos vasos em tempo real.
Fluxo
O procedimento é oferecido pela rede municipal de saúde de Juazeiro, através de contrato com uma clínica especializada da rede pública. “Os pacientes são, primeiro, avaliados pelo cirurgião vascular, especialista na área, o qual fará a indicação ou não do tratamento com espuma. As guias deverão ser apresentadas no Setor de Marcação de Cirurgias da Sesau e, posteriormente, o procedimento será agendado”, explicou o superintendente de Atenção Especializada, Eduardo Rafael de Sousa Neto.
Texto: Marcela Cavalcanti – Ascom Sesau – PMJ/Foto: Ednazio Dias