A Prefeitura de Juazeiro, através das Secretarias de Educação e Juventude (Seduc) e de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), iniciou, nesta segunda-feira (29), um ciclo de formação voltado para os profissionais de educação da rede municipal de ensino. Dividido em dois dias, para atender coordenadores pedagógicos, gestores e vice-gestores escolares, o ciclo vai ser realizado até esta terça-feira (30) e tem como objetivo orientar os profissionais de educação para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A superintendente de Gestão, Programas e Projetos da Seduc, Alexandrina Araújo, destacou a importância da formação para a proteção das crianças e adolescentes do município. “Esse é um evento alusivo à campanha ‘Faça Bonito’ e ao dia 18 de maio, ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, porque compreendemos que é necessário chamar a atenção da escola para esta campanha. A escola é o espaço onde temos um contato direto com os meninos e meninas do nosso município e muitas vezes a violência sexual não deixa marcas visíveis aos nossos olhos. Então é preciso que a escola esteja atenta. Convidamos coordenadores pedagógicos, gestores e vice-gestores para que a gente possa montar uma agenda coletiva de ações para combater qualquer tipo de violência contra as nossas crianças e adolescentes”.
Nesta segunda-feira, as atividades foram ministradas pelas representantes da Organização Não-Governamental Acari, a coordenadora de projetos, Ilze Braga, a psicóloga, Ailma Barros, e pela advogada do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Jéssica Queiroz. “Esse momento foi pensado com muito carinho para iniciar a campanha ‘Faça Bonito’ com um dos atores que fazem parte da rede de proteção de crianças e adolescentes, que é a educação. No encontro, eu abordei um pouco da Lei 13.431, que é a lei da escuta especializada, e falei um pouquinho do fluxograma de atendimento às vítimas, para orientar esse público, demonstrando a importância da proteção integral da criança e do adolescente. Quando houver um relato espontâneo de uma criança ou de um adolescente nas escolas, o que os professores e coordenadores podem fazer? Para onde encaminhar? Como denunciar?”, pontuou Jéssica.
Para o coordenador pedagógico da Escola Municipal Santo Antônio, Misael Santana, o conhecimento adquirido na formação vai ajudá-lo a identificar estudantes que podem estar vivendo algum tipo de situação adversa. “Esse tipo de encontro nos ajuda a saber como agir quando um aluno chega à escola com alguma dessas problemáticas passadas aqui e nós também teremos mais condições de melhorar o nosso trabalho, acompanhar esse aluno e buscar as instâncias corretas”.
Campanha ‘Faça Bonito’
A Campanha ‘Faça Bonito’ é uma mobilização alusiva ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro, que vitimou uma criança de 8 anos, chocou todo o país. O crime ficou conhecido como o “Caso Araceli”.
Texto: Eneida Trindade – Ascom Seduc/PMJ/Foto: Ícaro Alexandre – Ascom/PMJ