O PT e o PCdoB farão pesquisas durante o mês de maio com o objetivo de definir qual será o candidato da federação formada pelos dois partidos e o PV em Juazeiro, quinto maior colégio eleitoral da Bahia. As três siglas possuem pré-candidatos, mas, por força da legislação eleitoral, devem atuar como uma única.
“Em Juazeiro, nós e o PT faremos pesquisas amplas este mês. Cada partido fará a sua. E vamos compartilhar os resultados com o PV, analisar e fazer o debate. O fato é que a federação precisa definir logo o seu nome para que as coisas possam encaminhar, até porque há outros partidos da base do governo do Estado com pré-candidatos também”, afirmou ao Política Livre o presidente do PCdoB na Bahia, Geraldo Galindo.
O pré-candidato do PCdoB em Juazeiro é o deputado estadual Zó. O PV lançou o deputado estadual Roberto Carlos. Já o PT aposta as fichas no ex-prefeito Isaac Carvalho, que, segundo comunicado divulgado esta semana comando do partido na Bahia, não tem mais obstáculos junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) e pode entrar na disputa – o petista vinha sendo apontado como inelegível pelos aliados.
“Juazeiro é uma prioridade tanto para o PV quanto para o PCdoB e o PT. Trata-se de um município importante. No caso do PV e do PCdoB, é a maior cidade onde pleiteamos a cabeça de chapa. Então, precisamos de fato de critérios objetivos para definir o nome. E as pesquisas são importantes nesse sentido”, argumentou o presidente dos “verdes” no Estado, Ivanilson Gomes.
Segundo o presidente estadual do PT, Éden Valadares, a federação tem se reunido semanalmente e tratado de Juazeiro. De acordo com ele, a decisão do grupo será levada para o conselho político do governador Jerônimo Rodrigues. O petista garantiu ainda que Isaac Carvalho não só está inelegível como lidera as pesquisas feitas até aqui.
“Temos plena convicção de que Isaac não só é elegível como será o próximo prefeito de Juazeiro. Todas as pesquisas de opinião que tivemos para consumo interno confirmam a preferência do povo de Juazeiro pela mudança, pelo retorno do governo do PT com Isaac prefeito”, frisou.
Política Livre/Foto: Divulgação