Sudesb apoia competições de parajiujitsu e de goalball neste final de semana em Salvador

Cidades Outras Cidades

Ações fazem parte das iniciativas do Núcleo de Paradesporto da Sudesb.

Duas competições de paradesporto acontecem neste final de semana em Salvador com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O Regional Nordeste de Goalball está acontecendo nesta semana no Ginásio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no Barbalho, e o Premier Fight Championship vai conter com categorias específicas para o parajiujitsu neste domingo, 09, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras.

As ações fazem parte das iniciativas do Núcleo de Paradesporto da Sudesb, que, desde o ano passado, vem apoiando e realizando eventos ou projetos de capacitação, esporte comunitário, de alto rendimento e fomento esportivo (iniciação esportiva) para as modalidades paralímpicas e a inclusão social através do esporte em geral. O coordenador do núcleo, Adelmare Junior, comenta a importância da realização de eventos voltados para o público.

“A Bahia estar sediando eventos das confederações e federações, até de nível nacional, é importante porque temos o interesse na ampliação da política pública da inclusão dentro dos esportes. O núcleo quer cada vez mais criar, fomentar e incluir, como nossa bandeira, o potencial que cada pessoa com deficiência tem. Mesmo com suas deficiências, eles são eficientes e capazes dentro do esporte. É um comprometimento que só tem ampliado dentro do Governo do Estado, que vem colhendo frutos de reconhecimento nacional do nosso paradesporto desde a iniciação esportiva até o alto rendimento”, pontua Adelmare.

Goalball – Organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), com apoio da Sudesb e da Associação Baiana de Cegos (ABC), a competição está acontecendo desde a terça-feira, 04, com cerca de 138 atletas e 46 membros de apoio espalhados por 14 equipes masculinas e nove femininas. Eles representam cinco estados nordestinos: Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. As finais serão realizadas a partir das 11h deste sábado, 08.

O coordenador comemora a presença das equipes baianas e do nível do evento. “É uma importante competição nacional realizada em solos baianos. Temos que comemorar a presença de equipes baianas, inclusive do interior, como o caso do time da Associação Jequieense de Cegos (Ajece). Isso ajuda a melhorar o nível dos nossos atletas do paradesporto. Esse é o intuito do nosso incentivo ao paradesporto. Podemos utilizar o esporte como a importante ferramenta de inclusão social que ele é”.

Parajiujitsu – O Ginásio de Cajazeiras será o palco de mais um evento do calendário anual do jiu jitsu neste domingo, 09, a partir das 9h, o Premier Fight Championship, com cerca de 450 atletas ao todo. O destaque fica para o incentivo à inclusão de mais atletas no parajiujitsu. Pela primeira vez, os atletas com deficiência terão uma medalha exclusiva e serão aproximadamente 40, ao todo, competindo.

O presidente da Federação Baiana de Jiu Jitsu e MMA (FBJJMMA), Evandro Nascimento, explica os motivos das mudanças. “No inicio, apenas quatro ou cinco atletas com deficiência participavam das competições do parajiujitsu. Atualmente e após nosso incentivo, são cerca de 40 participando regularmente dos nossos torneios. Por isso, a FBJJMMA decidiu premiar todos os atletas com medalhas exclusivas em todos os próximos eventos do nosso calendário”.

Ele também comemora o avanço nas políticas públicas no paradesporto. “O movimento iniciado por Marleide Nogueira, mãe do atleta multi medalhista de parajiujitsu, Igor Nogueira, em 2017, tomou corpo com a criação da nossa Diretoria de Paradesporto. Pelo Governo do Estado, que sempre teve um olhar voltado às políticas públicas do paradesporto, a criação do núcleo específico da Sudesb ajudou a incentivar ainda mais, trazendo a cobrança para as federações e promovendo projetos próprios em parceria conosco”, finaliza.

Ascom Sudesb/Maurício Viana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *