A feira livre da Cohab Massangano, na Zona Oeste de Petrolina, foi escolhida nesse sábado (8) pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH) para uma ação de prevenção e combate ao trabalho infantil. Realizada em parceria com o Conselho Tutelar, a iniciativa teve o intuito de conscientizar e sensibilizar a comunidade sobre as consequências dessa problemática.
Durante a atividade, os feirantes foram orientados sobre as condutas regidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e sobre a proibição do trabalho infantil. As crianças encontradas praticando algum serviço foram cadastradas pela equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e pelo Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e serão inseridas nos serviços e programas socioassistenciais do município.
A programação é alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, lembrado anualmente no dia 12 de junho. No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 11.542/2007. Em 2024, o tema da campanha é “O trabalho infantil que ninguém vê”. As denúncias podem ser feitas através do Disque 100 ou do Conselho Tutelar, nos telefones (87) 3983-6476 (R1) e (87) 3983-6475 (R2).
Foto: Deivid Menezes/Ascom PMP SEDESDH