Não é à toa que a tradicional Jecana do Capim, na Zona Rural de Petrolina, conquistou os corações dos petrolinenses apaixonados por suas raízes. O evento, que este ano chegou à sua 51ª edição, mais uma vez foi coroado de êxito no último final de semana.
Foram três dias intensos de muito forró e momentos culturais. O público acompanhou a tradicional corrida de jegues e burros, o desfile do jegue fashion, e o famoso ‘Forró do Poeirão’. A Jecana do Capim, que faz parte do calendário junino do São João do município, começou na sexta-feira (7), com a missa na igreja católica local, e terminou no domingo (9).
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) da prefeitura, o evento foi recorde de público e atraiu mais de 10 mil pessoas – entre o público local e os de cidades circunvizinhas. No sábado (8), as pessoas puderam acompanhar o torneio de futebol, que ocorreu à tarde. Assim que a noite caiu foi a vez do ‘Forró Rabichola’, que teve os shows de Edenio Lima e Lu Vaqueira.
Já no domingo (9) pela manhã, a arena de competição foi iniciada com a corrida de jegues, que contou com a participação de cerca de 60 corredores de Petrolina e que também vieram de outros Estados, como Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Piauí e Sergipe.
Os premiados
A primeira colocação ficou para a cidade de Jataúba, em Pernambuco, com o jegue ‘Amim’, da equipe Ferro Velho. Já o segundo lugar foi para a cidade de Zabelê, na Paraíba, com o jegue ‘Tira Teima’, da equipe FM; e terceiro lugar ficou com ‘Tornado’, da cidade pernambucana Salgadinho, da equipe UBS.
Já na corrida de burros, a primeira colocação foi para Petrolina, com o burro ‘Gato Preto’; o segundo lugar foi para ‘Catarina’, da cidade de Jataúba, também de Pernambuco; e o terceiro lugar foi para ‘Dourado’, da cidade de Capitão Gervásio, do Piauí. No concurso do jegue fashion, a jumenta ‘Catarina’, representando a arte do circo, garantiu a primeira colocação. Em segundo lugar foi a vez de ‘Meotinha – Uma boa ideia’, que veio representando os 51 anos da Jecana; e a terceira posição foi para o ‘Jegue Operário’, representando todos os trabalhadores.
Foto: Deivid Menezes/Ascom PMP Sedetur