A Prefeitura de Juazeiro (BA), através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), iniciou a primeira etapa do Censo Escolar 2024, focada na Matrícula Inicial. Até 31 de julho, serão inseridos dados de escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais no Sistema Educacenso, do governo federal.
“O Censo Escolar é a maior pesquisa de dados estatísticos da educação brasileira e é crucial para a definição de políticas públicas educacionais e técnicas. Juazeiro, com mais de 38 mil alunos registrados, usa esses dados para identificar necessidades de material didático, merenda e transporte escolar”, explicou o secretário escolar Alex Fabian.
Cerca de 120 secretários escolares e técnicos da Seduc estão envolvidos no preenchimento dos formulários eletrônicos do Ministério da Educação (MEC), que incluem informações sobre a vida dos alunos, dados pessoais, formação dos profissionais e infraestrutura das escolas. A Seduc promoveu momentos formativos para orientar os secretários escolares no preenchimento correto dos formulários.
A partir de 1º de fevereiro de 2025, a segunda etapa do Censo, chamada ‘Situação do Aluno’, será realizada utilizando as informações da matrícula inicial para acompanhar o rendimento e movimento dos estudantes. O Censo Escolar, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), oferece um diagnóstico sobre a educação básica brasileira e é realizado em colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e municípios.
Foto: Ascom PMJ