Localizado no Norte baiano, o município de Campo Formoso pode em breve ser oficialmente reconhecido como a “Capital Baiana das Pedras Preciosas”. Projeto de Lei apresentado pelo deputado Júnior Nascimento (UB) na Assembleia Legislativa (ALBA) propõe a outorga deste título à cidade, destacando sua relevância histórica e econômica no setor de pedras preciosas, especialmente na extração e comercialização de esmeraldas.
Com uma população de mais de 71 mil habitantes, Campo Formoso tem uma rica história que remonta ao século XVII, quando era um antigo aldeamento indígena. “Ao longo dos anos, a cidade se desenvolveu, destacando-se pelo garimpo de esmeraldas na Serra da Carnaíba, iniciado em 1963”, contou Júnior, ao justificar a proposta. Segundo ele, as pedras preciosas extraídas na região representaram, por décadas, a quase totalidade da produção brasileira de esmeraldas, correspondendo a 25% das exportações nacionais de gemas, excluindo os diamantes.
O parlamentar observou ainda que, além das esmeraldas, Campo Formoso abriga a maior jazida de cromo das Américas, responsável por 3% a 4% das reservas mundiais, além de outros minerais como salitre, calcário, manganês e caulim.
Ele contou também, no documento, que eventos como a Feira das Pedras Preciosas e o Festival das Esmeraldas, criado há dois anos pela atual gestão do prefeito Elmo Nascimento, têm atraído visitantes de todo o país e aquecido o turismo e a economia local. A proposta, segundo explicou o deputado, visa não apenas a celebrar a importância histórica e econômica de Campo Formoso, mas também incentivar o desenvolvimento de ações de divulgação do município em todo o estado da Bahia, promovendo o turismo e gerando mais emprego e renda para a população local.
Foto: Ascom ALBA/Agência ALBA