No sábado (31), o Hospital Dom Malan, que integra a rede estadual de saúde em Petrolina, Sertão de Pernambuco, realizou o segundo mutirão de broncoscopia do mês, voltado para o atendimento de crianças da unidade. Neste fim de semana, foram atendidos cinco pacientes pediátricos.
No dia 09 de agosto, outro mutirão já havia realizado quatro broncoscopias em pacientes internados. A broncoscopia é um procedimento que permite ao médico examinar diretamente as vias respiratórias, sendo indicada em casos de obstrução da passagem de ar para o pulmão.
A gestão do Hospital Dom Malan tem se dedicado a atender essas crianças, muitas das quais passaram por intubação prolongada e evoluíram para estenose subglótica, condição que dificulta a passagem do ar e compromete a respiração adequada, necessitando de traqueostomia. “São pacientes que passam por intubação por período prolongados e evoluem para estenose subglótica e o ar não consegue passar, elas não respiram adequadamente e são traqueostomizadas. Esse é um procedimento que precisa ser repetido para garantir o tratamento dessas crianças,”, explicou o diretor médico do Hospital Dom Malan/Ismep, Dr. Danilo Kauêr.
Para viabilizar o mutirão, o Hospital Dom Malan contou com o apoio do Hospital Unimed, da rede de saúde privada de Petrolina, que cedeu o equipamento necessário para a realização das broncoscopias pelos profissionais do HDM/Ismep. A parceria entre as duas instituições tem sido essencial para garantir o acesso a esse tratamento especializado e melhorar a qualidade de vida dos pequenos pacientes.