Neste sábado (12), as duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência, João Paulo II e Mussambê, realizaram 128 atendimentos. Com o objetivo de agilizar ainda mais e desafogar as urgências da Rede Especializada, as UBSs estão funcionando aos sábados, desde o dia 15 de janeiro, para atendimento à população.
“Nós já estamos há quase um mês com a abertura de duas Unidades Básicas de Saúde como referência para o acolhimento e atendimento de pessoas com sintomas gripais, e a equipe, durante todo esse tempo, tem acompanhado e monitorado todos os números de atendimentos realizados, bem como o número de testagens e casos confirmados. E o que nós percebemos é que o retorno tem sido muito positivo, tanto pela população quanto pela vazão que a estratégia tem dado durante a semana, diminuindo os atendimentos, tanto no Hospital Campanha, como também na Uped e nas próprias UBSs”, ressaltou a enfermeira da Sesau, Luana Albuquerque.
Na UBS João Paulo II houve 74 atendimentos e no Mussambê/Santo Antônio, 54 atendimentos. Além do atendimento médico, foram realizados também testes para detecção da Covid-19 nas pessoas que estão no tempo adequado para a realização do exame. Os pacientes que obtiveram resultado positivo para a doença receberam orientações quanto ao isolamento e aos cuidados necessários.
Atendimentos
Os atendimentos acontecem aos sábados nas UBSs do João Paulo II e Mussambê, das 7h30 às 13h30, e conta com equipe de médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de serviços gerais, além da realização de testagem para detecção da Covid-19.
Aucilania Soares – Ascom/Sesau/PMJ