Atletas de mais de 20 municípios do estado estarão presente na competição que será realizada no Ginásio de Cajazeiras.
O torneio de jiu-jitsu, Rei do Tatame, acontece neste domingo, 15, um dia após a celebração do Dia Nacional do Jiu-Jistu, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador. Realizado pela Federação Baiana de Jiu-Jitsu e MMA (FBJJMMA), em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o certame recebe cerca de 500 atletas de 23 municípios entre as categorias pré-mirim e master (4 a 55 anos).
Entre as 9h e as 17h, a competição será válida pelo ranking estadual e pelo calendário oficial da modalidade em 2024. Evandro Nascimento, presidente da FBJJMMA, expressou a relevância da data para o jiu-jitsu baiano e o apoio da Sudesb no desenvolvimento da arte marcial em todo o território baiano. A data leva em consideração o dia de nascimento do jiujiteiro Hélio Grace, patriarca e principal difusor do jiu-jitsu no Brasil.
“É uma data muito significativa para a Bahia. Mesmo não sendo um esporte olímpico, o jiu-jitsu se tornou referência, uma arte marcial muito amada no Brasil inteiro. Ver que todos os dias chegam mais adultos e jovens interessados, querendo praticar, é muito gratificante. A Sudesb é uma parceira estratégica para todas as horas. Não seríamos capazes de realizar eventos de alto nível sem este suporte, que chega sempre para somar e fortalecer.”
CT Waldemar Santana – Inclusive, Hélio Gracie também se conecta com a história de outro lutador marcante para as artes marciais da Bahia. Nascido na capital baiana, Waldemar Santana dá nome ao Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, principal palco dos esportes de luta no estado, por causa do combate lendário em 1955 contra seu ex-mentor, confronto este que durou três horas e 45 minutos no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
A praça dos esportes de lutas e combates segue com agenda cheia nos finais de semana ao longo do ano, como neste com uma competição de muaythai e um treinamento de karatê. Neste sábado, 14, o Salvador Open de Muay Thai, a partir das 15h, vai reunir atletas da capital e do interior em busca de somar pontos no ranking oficial 2024 da Federação de Muaythai Tradicional do Estado da Bahia (FMTT) e garantir uma vaga para o Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Muaythai Tradicional (CBMTT).
Também no Centro de Boxe, a Federação Bahiana de Karatê (FBK) realiza, neste domingo, 15, um treinamento especial em homenagem ao Dia Nacional do Karatê, celebrado na última quarta-feira, 11. O treinamento terá início às 8h e segue até as 10h, com os atletas da variação kumitê, sob a tutela do Professor João. Já os atletas da variação kata sobem no tatame entre as 10h e 12h com a supervisão do Professor Fabrice.
Ascom Sudesb/Gabriel Barbosa, estagiário/Foto: João Ubaldo/Ascom Sudesb e Divulgação/FBJJMMA.