Papa critica Kamala e Trump e diz que Estados Unidos terão que escolher ‘menor dos males’

Internacional

Questionado nesta sexta-feira (13) sobre suas perspectivas sobre as eleições presidenciais dos Estados Unidos, o papa Francisco criticou ambos os candidatos na disputa, o republicano Donald Trump e a democrata Kamala Harris —ainda que sem citar seus nomes.

Segundo o líder da Igreja Católica, as políticas de ambos são “contra a vida”, “seja aquele que expulsa os migrantes ou o que mata crianças”. Ele se referia, de um lado, ao plano de Trump de deportar milhões de migrantes, e de outro, à defesa do direito ao aborto por parte de Kamala.

Mesmo assim, continuou Francisco, os católicos deveriam votar. “Não votar é feio. Não é bom”, disse. Os católicos americanos teriam que “escolher o menor dos males” no pleito de 5 de novembro, portanto. “Quem é o menos pior? Aquela senhora ou aquele cavalheiro? Não sei. Isso cabe à consciência de cada um”, concluiu.

Francisco deu as declarações em um voo de volta para Roma. Ele acaba de encerrar uma turnê de 12 dias pelo Sudeste Asiático e pela Oceania, uma das viagens mais ousadas de seu papado —fosse por causa de sua duração recorde quanto em razão dos desafios físicos impostos ao líder que, aos 87 anos, locomove-se com a ajuda de uma cadeira de rodas e vem enfrentando uma série de problemas de saúde.

A viagem incluiu paradas na Indonésia, Papua-Nova Guiné, Timor-Leste e Singapura.

Folhapress/Foto: Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *