Após classificação no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica 2024 em casa, jovem ginasta baiana e sua treinadora buscam novas conquistas internacionais.
Com apenas 16 anos e muita bagagem acumulada de disputas e conquistas estaduais, nacionais e internacionais na categoria juvenil, a ginasta baiana Keila Santos vai para o seu próximo desafio. Ao lado de sua treinadora, Joseane Coelho, ela já se encontra em Santiago, no Chile, onde disputa com o apoio do Governo do Estado, o Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica Adulto 2024. A competição está acontecendo desde terça-feira, 05, e segue até o domingo, 10.
Após classificação durante a sua primeira aparição no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Adulto 2024, realizado entre os dias 25 e 29 de setembro na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas, as expectativas de um talento da modalidade se tornaram uma realidade para Keila. Ela já é considerada um dos destaques da ginástica rítmica baiana e brasileira da atualidade, segundo sua treinadora.
“A ginástica rítmica da Bahia cresce com e se orgulha de Keila. As expectativas são as melhores possíveis mesmo com nossa ginasta sendo estreante. Na sua estreia no nacional adulto, Keila fez bonito e conseguiu essa classificação. Ela vem melhorando a cada ano e se aperfeiçoando”, pontua Joseane.
Durante a competição nacional em solos baianos, a ginasta conquistou medalha de bronze no aparelho bola e estabeleceu-se na quarta posição do ranking geral, garantindo também o quarto lugar nos aparelhos fitas, maças e arco. Além do desempenho como estreante, Keila acumula o hexacampeonato baiano na categoria juvenil, o título mundial do Gymnasiade 2023 (mundial de desporto escolar) e a terceira colocação no ranking geral do Pan-Americano Juvenil 2023, realizado no México.
Apoio – Contemplada pelo último edital do Bolsa Esporte, programa de apoio ao atleta do Governo do Estado, Keila viajou com Joseane por meio da concessão de passagens aéreas da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, reafirma o compromisso no apoio à jovem ginasta.
“Keila se consolida cada vez mais como o grande nome da modalidade da ginástica rítmica no nosso estado e é um exemplo do investimento das políticas públicas da Sudesb, com a concessão de passagens aéreas e terrestres e dos programas de apoio, como Bolsa Esporte e o FazAtleta, ambos já recebidos pela atleta Vemos com muita alegria seus resultados e seguimos sempre na torcida para muito mais. Ela é uma das nossas apostas para se tornar destaque mundial”, comentou Vicente.
Ascom Sudesb
Maurício Viana e Gabriel Barbosa, estagiário