Estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Sisal, localizado no município de Serrinha, foram premiados, nesta terça-feira (3), na 11ª edição do Solve For Tomorrow. Trata-se de um programa global de cidadania corporativa da empresa Samsung, voltado à sustentabilidade e tecnologia, com o objetivo de estimular alunos do Ensino Médio de escolas públicas a identificarem problemas reais e desenvolverem soluções científicas e tecnológicas.
Desenvolvido pelos estudantes Felipe Macedo, Claudemir Carvalho e Thiago Ferreira, do 1º ano do curso técnico de Administração, o trabalho nasceu da ideia de reaproveitar o grande volume de papel produzido no Cetep do Sisal e descartado aleatoriamente. Com o projeto científico “Biocimento: blocos de papel para pavimentação intertravada de calçadas”, eles conquistaram os prêmios de Menção Honrosa e de Voto Popular, sendo o mais votado, totalizando 20.208 votos.
Felipe Macedo, 16 anos, falou da importância do reconhecimento do projeto. Esses prêmios são sobre o reconhecimento de meses de trabalho e dedicação da nossa equipe. É sobre representar a Bahia em uma competição nacional e mostrar que na Região do Sisal tem educação de qualidade. Levamos um aprendizado imensurável e pudemos por em prática o nosso perfil empreendedor”.
Segundo o professor e orientador Thales Nascimento, ele sempre engaja os seus alunos na busca de solucionarem problemas locais da comunidade. “Eu os inspiro a pensarem e serem protagonistas da sua própria história. O biocimento é a prova de que podemos fazer educação pública de qualidade e transformadora. Os prêmios são reconhecimentos que dinheiro nenhum pagaria”, comentou.
Bahia Faz Ciência – O projeto também participou do Bahia Faz Ciência, iniciativa da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que consiste em uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria da vida da população em temas importantes, como saúde, educação e segurança, entre outros.
Foto: Ascom / SEC