A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) conseguiu importante avanço na condução do projeto do Canal do Sertão Baiano (CSB), maior obra de infraestrutura hídrica da Bahia.
Na última quinta-feira (5/12) foi realizada a licitação para contratação das obras da primeira etapa do canal, no trecho entre o reservatório RC 500, ponto de tomada d’água, até onde será construída a primeira das três novas estações de bombeamento, a EB600, em Juazeiro.
Nesta etapa, serão 10,6 km de canal de uma extensão total de 317 km. Ao longo do seu percurso, o canal atenderá direta ou indiretamente mais de 1,2 milhão de pessoas em 44 municípios, localizados nas bacias dos rios Itapicuru, Jacuípe/Paraguaçu, Tourão, Vaza-Barris e Salitre, que passarão a receber água do rio São Francisco.
A empresa vencedora da licitação apresentou proposta no valor de R$ 119 milhões. Os recursos orçamentários estão assegurados, tendo como fonte a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, alocados no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e descentralizados para a Codevasf.
A previsão de início das obras dessa primeira etapa é para o primeiro trimestre do ano de 2025. “A Codevasf reafirma, assim, com mais esse projeto, o seu compromisso com a promoção do desenvolvimento regional, iniciando a execução da primeira etapa de um investimento há muito tempo sonhado por todos os baianos”, afirma o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Miled Cussa Filho.
O Canal do Sertão Baiano é uma das maiores obras de infraestrutura hídrica do Governo Federal e tem por objetivo assegurar o abastecimento de água para dessedentação humana e animal, regulando reservatórios existentes no seu trajeto, além de apoiar na estruturação de cadeias produtivas dos municípios beneficiários. Unidade Regional de Comunicação da 6ª SR
Ascom