Corrida de obstáculos Kong Race movimenta Aldeia Hippie de Arembepe neste domingo, 15, com mais de 450 atletas

Cidades Outras Cidades

Segunda edição da modalidade que será olímpica em Los Angeles 2028 conta com o apoio da Sudesb e vale classificação para evento internacional no próximo ano

Não é apenas uma corrida que acontecerá neste domingo, 15. Cerca de 450 atletas de 35 municípios de quatro estados do país estarão disputando a Kong Race – uma corrida de obstáculos, modalidade que será olímpica nos próximos Jogos de Los Angeles 2028. O evento tem início às 8h na arena montada na Aldeia Hippie de Arembepe, em Camaçari.

Ao todo, serão disputadas quatro provas: clássica, com os percursos Titan (5km + 20 obstáculos) e Sobrevivente (3km + 15 obstáculos); kids, para crianças até 12 anos; e desafio tudo ou nada Oakley, uma competição de trios. Os atletas irão largar em baterias e passarão por diversos obstáculos, dentre os convencionais até os específicos da prova nos percursos montados no local conhecido pela sua beleza natural praticamente intocada e a calmaria, que será contrastante aos estímulos e aos desafios dos obstáculos.

Com representantes da Bahia e de mais três estados (Pernambuco, Sergipe e Alagoas), as atividades da competição iniciam neste sábado, 14, com a entrega dos kits, oficinas de artesanato, ação do Projeto Tamar com tartarugas, treino livre dos obstáculos e um luau no pôr do sol, tudo a partir das 14h. Já no domingo, 15, a programação inicia às 6h30 com a entrega dos kits e a partida dos primeiros atletas será às 8h30, enquanto a premiação acontece a partir das 12h.

Modalidade olímpica – Anunciada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em 16 de outubro de 2023 como uma das provas do pentatlo moderno a partir dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 no lugar do hipismo e junto ao esgrima, a natação livre, o tiro com pistola e a corrida cross-country, a modalidade foi a escolhida por votação popular. Apesar da mudança ainda vir a entrar em vigor, as competições do pentatlo moderno no mundo já estão sendo realizadas com o novo formato para aqueles que buscam se classificar para o torneio olímpico.

Principal e pioneira prova oficial da modalidade na Bahia, Kong Race terá a sua segunda edição em 2024, inclusive com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A primeira aconteceu no dia 07 de julho na Arena Kong, no Loteamento Haras Ipê – BA 411 – Estrada Tanquinho, em Ichú.

O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, salienta o investimento das diversas modalidades da Bahia. “O nosso compromisso é com o esporte da Bahia em geral. Nós apoiamos a realização de eventos de qualidade de todas as modalidades tanto olímpicas quanto não olímpicas que movimentam o cenário esportivo baiano. Não seria diferente com uma modalidade que cresce no cenário mundial e será olímpica, o que demonstra nosso fomento e incentivo para a formalização das instituições e descoberta de talentos”, pontua.

Kong Race – A prova é inspirada nas maiores competições de Obstacle Course Racing (OCR) do mundo, buscando desafiar seus atletas com obstáculos incríveis e surpreendentes, além de muitas vezes em meio a lama. O percurso é totalmente balizado para uma luta dos atletas contra os obstáculos e o relógio, valendo classificação na categoria Titan para o OCRLatam 2025, evento continental da modalidade que será realizado no Chile, nas categorias 18-29 anos, 30-39 anos, 40-49 anos e 50 anos ou mais.

“É muito mais do que uma corrida. Ela é uma celebração de resiliência, trabalho em equipe e conquista pessoal para todos os participantes. Descobrir-se incrivelmente feliz por ter superado, sofrido, chorado, ajudado, por ter superado o seu extremo. Esse é o sorriso de conquista! Ele é uma apologia às conquistas pessoais mais épicas! Esse é o espírito da Kong Race”, comenta Edergilson Mendonça, coordenador do evento.

Ele também agradece ao apoio da Sudesb. “O patrocínio da Sudesb é fundamental para viabilizar o esporte na Bahia, diminuindo os custos para o atleta. Contar com parceiros como este, demonstra à comunidade a importância, o peso e a qualidade que o evento terá. É importante salientar que a Kong Race marca o início das operações da recém criada Federação Baiana de OCR. Portanto, ter a colaboração da Sudesb no evento, demonstra a importância para que o esporte cresça, possibilitando a descoberta de novos talentos em todo o estado, além de estimular a economia local, através do turismo esportivo.”

Ascom Sudesb

Maurício Viana/Foto: Divulgação/Kong Race.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *