Nesta terça-feira (17), Sento-Sé alcançou um marco histórico ao ser certificada com o Selo UNICEF, edição 2021-2024, em uma cerimônia realizada no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador. O evento, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), reconheceu os esforços de 69 municípios baianos na promoção dos direitos de crianças e adolescentes.
Representando a prefeita Ana Passos no evento, o secretário municipal de Educação, Jeorge Ribeiro, acompanhado da articuladora do Selo UNICEF no município, Thiara Ribeiro, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Josenilde Gonçalves da Silva; da mobilizadora da Secretaria Municipal de Educação; e da mobilizadora da Secretaria de Assistência Social; Meire Lucia Carvalho, celebrou a conquista.
“Essa certificação é a coroação de um trabalho árduo e integrado, que mobilizou toda a gestão municipal em prol das nossas crianças e adolescentes. Cada ação planejada e cada meta alcançada refletem o compromisso de Sento-Sé em garantir um futuro mais justo e inclusivo para os nossos jovens. Com esta conquista, Sento-Sé reafirma seu compromisso com o futuro e mostra que, quando há planejamento, união e determinação, é possível transformar vidas e construir uma sociedade mais igualitária”, destacou Jeorge Ribeiro.
A articuladora Thiara Ribeiro, também expressou sua emoção com o reconhecimento. “Este Selo é resultado da dedicação de muitas mãos que acreditaram no potencial transformador das políticas públicas para crianças e adolescentes. É uma vitória que pertence a toda a comunidade sentoseense.”
O Selo UNICEF – é um reconhecimento internacional concedido a municípios que implementam políticas eficazes para garantir direitos, reduzir desigualdades e melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. Em Sento-Sé, as iniciativas envolveram ações integradas das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, com destaque para a ampliação do acesso à educação, o fortalecimento das políticas de saúde básica e a promoção de programas de cidadania e proteção social.
Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE/Foto: Divulgação