A Ponte Presidente Dutra, que liga as cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), foi um dos locais escolhidos para a mobilização, na manhã desta quinta-feira (19), dos pequenos agricultores do Sistema de Irrigação Itaparica. O protesto, batizado de ‘Caminhada da Água’, também acontecerá amanhã (20).
O objetivo é pressionar lideranças políticas e governantes por uma solução definitiva para os problemas estruturais do Sistema Itaparica, que sofre com a falta de recursos para manter o fornecimento de energia elétrica para os colonos. Sem energia, eles não têm como puxar água para seus lotes. Segundo informações, a dívida do Sistema Itaparica junto à Neoenergia é de R$ 38 milhões.
Com um carro de som e usando faixas, os manifestantes clamaram por providências de lideranças políticas da região, além dos governos estadual e federal, para sanar o problema em definitivo. Durante a mobilização, o tráfego de veículos ficou parado na ponte. Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estava no local para organizar o trânsito.
O ato público foi marcado para esses dois dias por coincidir com a votação de um projeto no Congresso Nacional, que, se aprovado, deverá destravar os recursos para minimizar esse cenário no Sistema Itaparica. Dioceses como a de Petrolina, Juazeiro (BA), Floresta (PE), Petrolândia (PE) e Belém do São Francisco (PE) estão respaldando a reivindicação dos agricultores.
Foto: WhatsApp/divulgação