Especialistas trazem orientações e reforçam práticas saudáveis no dia a dia.
O Janeiro Branco é uma campanha que, desde sua criação, tem ganhado cada vez mais destaque e, em 2025, a iniciativa completa 11 anos de existência. Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da saúde mental, ela se torna um marco no início do ano, uma oportunidade para reflexão sobre o bem-estar psicológico e emocional.
Além disso, a campanha não é apenas um alerta sobre transtornos mentais. O intuito é também quebrar estigmas que ainda cercam as doenças psicológicas e ampliar o entendimento de que a saúde mental está intimamente ligada à saúde física. É uma oportunidade de promover o autocuidado e incentivar as pessoas a buscarem apoio psicológico sempre que necessário.
O Dr. Leonardo Halley, neurologista e professor do IDOMED, destaca a importância do Janeiro Branco ao afirmar que a campanha é fundamental para a promoção da saúde mental. “Ela chama atenção para a necessidade de refletirmos sobre nosso bem-estar psicológico logo no início do ano, quebrando estigmas e instruindo a população a buscar o autocuidado e apoio psicológico quando necessário. A saúde física e a mental andam de mãos dadas e para ser saudável, ambas precisam estar bem”, reforça.
O médico ainda complementa: “a ideia central da campanha é, portanto, conscientizar a população sobre as doenças mentais, discutir como a saúde emocional impacta diretamente a vida das pessoas e alertar sobre a importância do acompanhamento psicológico para todos. Esse cuidado deve ser visto como uma prioridade tanto por profissionais de saúde quanto pela sociedade em geral”, endossa a imprescindibilidade da ação.
Com o passar dos anos, a campanha tem se adaptado aos novos desafios que surgem no contexto da saúde mental. A professora de psicologia da Wyden, Kalina Galvão, destaca que “a campanha é essencial para promover a saúde mental. Agora, em 2025, completamos 11 anos de campanha. A cada ano, novos desafios surgem, porque a saúde mental não se resume
apenas a transtornos ou problemas psicológicos. Ela também envolve saber lidar com as adversidades do dia a dia”, pontua.
Ainda segundo a psicóloga, a saúde mental é um tema complexo e dinâmico, que está em constante evolução. “É um assunto que não se esgota, que precisa ser debatido continuamente, pois a forma como lidamos com as dificuldades emocionais pode mudar ao longo do tempo. A campanha visa desmistificar as doenças mentais e trazer informações valiosas para a população, criando um espaço de conscientização e acolhimento”, reitera.
Segundo os especialistas, a saúde mental deve ser encarada como uma prioridade no cuidado com o ser humano, uma vez que é essencial para o bom desempenho no trabalho, nas relações pessoais e para a qualidade de vida.
Eudes