Entre os dias 10 e 14 de fevereiro deste ano, o Hospital Dom Tomás (HDT), em parceria com o Hemope, realiza a Campanha “Uma Gota de Amor Pode Salvar Vidas”. Das 7h às 12h, a unidade do hemocentro, localizada à Rua Pacífico da Luz, s/nº, Centro, receberá doações de sangue de jovens e adultos.
A ação busca sensibilizar e motivar jovens e adultos a perceberem a importância da doação de sangue, não apenas durante a campanha, mas ao longo de todo o ano. “Sabemos que muitas pessoas ainda não se sentiram motivadas a doar por não entenderem o impacto que isso pode ter, ou por receio de processos desconhecidos. Por isso, estamos aqui para desmistificar, para mostrar que a doação é um gesto simples, seguro e de uma generosidade sem igual”, ressalta a direção do HUT.
O ato de doar sangue, embora simples, tem um impacto imensurável na vida de quem está à espera de uma transfusão. E a falta de doadores regulares pode prejudicar o atendimento e a qualidade da assistência médica.
Quem, por alguma razão, não pode doar, pode incentivar pessoas que possam. Desta forma, pacientes que necessitam das transfusões terão a chance de superar desafios médicos e garantir uma recuperação mais rápida e saudável.
Critérios
Para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.
Fotoarte: divulgação