Municípios podem aderir ao novo ciclo do Programa Saúde na Escola até 21 de março

Cidades Juazeiro

Os municípios baianos já podem aderir ao novo ciclo do Programa Saúde na Escola (PSE) 2025/2026, que fortalece a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes, jovens e adultos no ambiente escolar. A adesão deve ser realizada até 21 de março, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Com foco na promoção da saúde e na prevenção de doenças, o programa terá como temáticas prioritárias a prevenção da violência e promoção da cultura da paz; verificação da situação vacinal; saúde sexual e reprodutiva; e alimentação saudável e saúde mental.

No ciclo anterior, a Bahia garantiu 100% de adesão dos municípios, contemplando 541 escolas estaduais e 365.742 estudantes. A expectativa para esta nova edição é manter essa cobertura e ampliar o alcance das ações, beneficiando ainda mais escolas e comunidades. Para isso, os gestores municipais de Educação e Saúde devem indicar as unidades escolares participantes, priorizando aquelas com maior vulnerabilidade socioeconômica.

Compromisso com o bem-estar – Além do PSE, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) reforça o compromisso com o bem-estar da comunidade escolar por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (PASVAP). A iniciativa promove palestras, rodas de conversa e ações educativas, unindo profissionais da Saúde e educadores para fortalecer o cuidado integral. Em 2024, o PASVAP realizou atividades em 519 escolas de 181 municípios, impactando 60.392 pessoas, entre estudantes, professores, familiares e gestores, além de oferecer 9.844 acolhimentos individuais em Psicologia.

A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, explica que a meta para este ano é credenciar mais profissionais, garantindo maior frequência e qualidade no atendimento às unidades escolares. “Queremos ampliar o suporte aos professores e gestores, contribuindo para um ambiente escolar mais saudável, que favoreça a permanência e o aprendizado dos estudantes”, destaca. Com essa mobilização, a Bahia segue fortalecendo a integração entre Educação e Saúde, assegurando um futuro mais promissor para seus estudantes.

Ascom/SEC/Foto: Ascom SEC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *