Cenário cinematográfico de Petrolina será palco de mais um longa-metragem

Cidades Petrolina

Já consolidada como polo cinematográfico, a região do Vale do São Francisco terá em breve mais uma produção rodada nesses rincões. Trata-se da comédia ‘As Aventuras de Toin’, que terá como protagonista o ator Vitor Alves, de Petrolina. Ele viverá um caminhoneiro bastante atrapalhado, que leva a paciência do seu patrão ao limite. Mesmo assim, recebe um ultimato do chefe para mostrar que é capaz, caso contrário será demitido do emprego. O problema é que Toin vai transportar uma carga que não era exatamente para ele, e essa carga acaba sendo levada.

A partir de então, o protagonista viverá uma série de aventuras sem precedentes para recuperar não só a carga, como a vida dele – que é o seu caminhão. “Ele é um clássico malandro brasileiro, que vai usar toda essa sua lábia para ser bem-sucedido”, explica Crysthian Lopes, diretor do longa-metragem, que está em seu primeiro trabalho.

Do elenco, além de Vitor Alves, um grande nome do cenário artístico nacional também já foi confirmado: o ator Jackson Antunes. Tendo no currículo grandes sucessos como os teledramas “Renascer”, “O Rei do Gado”, “Amorteamo” e a segunda versão de “Pantanal” – e inúmeros filmes como “2 Filhos de Francisco” e “Getúlio” – Jackson demonstrou todo o interesse em participar, até porque já é parceiro de Crysthian e do produtor Severo Filho.

De acordo com Crysthian, no momento as “Aventuras de Toin” está em fase de pré-produção, que para ele é o processo mais doloroso porque envolve a contratação da equipe, escolha das locações, entre outros detalhes. “Toda a estrutura do filme começa aí, bem antes da filmagem. A filmagem é a idealização desse projeto”, frisa.

Apesar de a história não se passar toda em Petrolina, as locações serão todas na cidade. Até porque o diretor, o produtor Severo Filho e o protagonista são pratas da casa, bem como a maioria dos profissionais envolvidos no filme. “Escolhemos a nossa cidade porque não há um lugar melhor do que nossa própria convivência para explorar”, pondera Chrystian.

Conclusão  

A pré-produção do longa deve ser concluída em março, para depois disso começar a ser rodado, provalvemente em abril até o início de maio. Severo Filho reforça que, após o estágio da pré-produção, vem o pós-produção e edição. “Possivelmente deve entrar em cartaz no primeiro semestre de 2026”, informa.

Sem esconder as boas expectativas, Severo conta que conseguiu aprovar o filme na Agência Nacional do Cinema (Ancine) no ano passado, e teve uma luta árdua para captação de recursos. “Caso tenha alguma empresa interessada em colocar dinheiro no filme, a gente ainda está aceitando porque tem uma pós-produção que a gente tem de fazer após o filme. Porém o filme já está viável”, destaca.

Além disso, ele conseguiu no Rio de Janeiro o apoio de uma distribuidora, que levará o filme para as salas de cinema de todo o país e, em seguida, aos streamings. “O filme já nasce com um caminho bem trilhado”, avalia severo, citando também o papel importante da produtora executiva Mariana Jacob, que cuida da pare financeira desse trabalho.

Comédia com a cara do brasileiro, “As Aventuras de Toin’ tem tudo para empolgar plateias assim que for exibido. “A glória desse filme é fazer com que o expectador petrolinense, nordestino e brasileiro se veja na tela. Se ele se ver, nós cumprimos com nossa tarefa”, finaliza Crysthian.

Foto: Blog do Carlos Britto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *