![](https://anoticiadovale.com/wp-content/uploads/2025/02/9-2.jpeg)
Sorrisos, abraços, expectativa e muita alegria. Assim foi o retorno dos mais de 37 mil estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) às salas de aula nas 135 escolas municipais e das extensões em Juazeiro (BA), nesta segunda-feira (10). No pátio de entrada de cada escola, os professores aguardavam os estudantes.
Os alunos veteranos corriam em busca do reencontro com os colegas, enquanto os novatos buscavam nos professores a segurança para a adaptação. “A nossa escola é sempre acolhedora, mas neste primeiro dia, nós fazemos uma acolhida especial, principalmente para aquelas crianças que estão vindo à escola pela primeira vez, porque elas estão quebrando o cordão umbilical com a família“, contou a coordenadora pedagógica da EMEI Maria Julia Rodrigues Tanuri, Patrocínia Maria Santos Regis.
O gerente de restaurante, César Rocha, aprovou o acolhimento da EMEI Maria Julia e falou sobre a alegria do seu filho Nicolas César, de 5 anos, em retornar à escola. “Nicolas estava muito ansioso para a volta às aulas, estava eufórico para encontrar os coleguinhas e a nova professora. As aulas começaram na data certa, como tem que ser, e a recepção foi maravilhosa“.
Para Willian Honório de Oliveira Santos, de 7 anos, aluno do 3º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Argemiro José da Cruz, hoje também foi dia de matar as saudades da escola. “Eu estava de férias, mas queria voltar logo para a escola, porque aqui a gente aprende muitas coisas boas e eu quero ficar mais e mais inteligente“, frisou.
Compromisso
Seguindo o cronograma de visitas que já vem realizando nas escolas da rede municipal, a secretária de Educação, Maéve Melo, acompanhada do prefeito Andrei Gonçalves, aproveitou para recepcionar os estudantes. “Hoje é o primeiro dia de aula de 2025 e, ao longo do ano, teremos muitas novidades para reforçar a aprendizagem e fazer o aluno aprender o que ele precisa aprender no tempo certo. Assim, vamos conseguir melhorar os indicadores educacionais de Juazeiro“, pontuou.
Esse compromisso passa, também, pelo cumprimento dos 200 dias letivos, como determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. “Estamos começando o ano letivo na data certa, entregando ao povo de Juazeiro e às nossas crianças o ano letivo com 200 dias. Nos últimos quatro anos, atrasamos o início das aulas, mas esse ano estamos começando em fevereiro, porque as nossas crianças precisam estar na escola“, declarou o prefeito Andrei Gonçalves.
Foto: Ascom PMJ/divulgação