![](https://anoticiadovale.com/wp-content/uploads/2025/02/22-1.jpg)
O Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina está celebrando resultados positivos no serviço de assistência com cães junto aos pacientes, também conhecido como ‘cãoterapia’. A experiência já foi apresentada a outras unidades de saúde até no Recife (PE).
O projeto ‘Anjos de Pelos’ foi implantado em 2023 e conta hoje com três animais voluntários, que foram selecionados e treinados por Luiz Lopes Netto Júnior, criador e adestrador com mais de 15 anos de experiência. As cadelas voluntárias no projeto fazem sucesso, principalmente entre as crianças. Cloe é uma Golden Retriever Amora, da raça Beagle; e Sandy, uma Samoeida. “É uma satisfação tantos sorrisos das crianças e pacientes. É uma realização profissional, convivendo com profissionais de saúde, onde nossos cães passam alegria, passam confiança a todos e sou muito feliz participando desse projeto“, frisou o adestrador voluntário do projeto, Netto Junior.
Cerca de 120 crianças são atendidas por mês através do projeto com os animais. A sexta-feira é o dia preferido das crianças, que recebem a visita dos anjos de pelos. A dona de casa Maria do Socorro, de 42 anos, acompanha a filha de 8, que está internada. “Achei lindo, ver minha filha animada, a carinha quando as cadelas entraram na enfermaria. Ontem ela estava sonolenta, triste, e minha filha não é assim. Ela passou cinco dias só deitada o tempo todo, vomitando, desanimada. Na hora que viu os cães, ela se levantou, ligou na mesma hora para o pai dela por chamada de vídeo, falando que tinha cachorro no hospital, e o pai sem acreditar“, contou.
O Anjos de Pelos foi implantado e acompanhado de perto pela diretora administrativa do HDM, Ingride Lima. “Implantamos o serviço de assistência com cães no hospital com o objetivo de proporcionar momentos de alegria e descontração para pacientes e toda a equipe do hospital. Já evidenciados com crianças da pediatria redução de estresse, melhora de humor e aumento de interação social. Digo que temos hoje, uma ferramenta terapêutica que oferece um atendimento mais humanizado“, destacou a diretora administrativa do HDM, Ingride Lima. A unidade, gerida atualmente pelo Ismep, integra a rede estadual de saúde.
Foto: Ascom HDM/Ismep