O que o turismo de Juazeiro precisa? Seculte reúne secretarias e profissionais do setor para discutir desafios e soluções

Cidades Juazeiro

Banhada pelo Rio São Francisco e repleta de cultura, Juazeiro tem tudo para se tornar um destino turístico de referência no Brasil, mas ainda enfrenta obstáculos. Diante disso, nesta terça-feira, 13, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) promoveu uma reunião sobre o tema com representantes do setor de turismo e outras secretarias municipais.

Entre as preocupações levantadas, estão a melhoria da sinalização que indica a chegada a cidade, os estacionamentos e trânsito para ônibus turísticos, além da educação ambiental e cultural da população, a revitalização do Museu do São Francisco e a limpeza e segurança da Orla.

Maraísa Carvalho, proprietária de um Hotel da cidade e presidente do sindicato patronal de bares, hotéis e restaurantes de Juazeiro, destacou a importância da colaboração entre as secretarias para impulsionar a atividade turística, lembrando que o sucesso depende do trabalho conjunto. “O turismo não é feito apenas pela pasta do secretário diretamente responsável; é um trabalho conjunto, que exige o envolvimento de todos, da educação à segurança pública”, destacou.

Não à toa, foram convocados representantes da Secretaria de Saúde, Ordem e Habitação, Meio Ambiente, Serviços Públicos, Obras Estruturantes, Guarda Municipal, Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, Secretaria da Mulher e Juventude e Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome.

O secretário de Cultura, Targino Gondim, explicou que o objetivo do encontro foi aproximar os empresários de turismo do município e os representantes do setor público. Durante o evento, também foram apresentadas iniciativas planejadas pela Seculte para a cidade, como o mapeamento de roteiros turísticos e o fomento à visibilidade de eventos, como a festa de São José, no Rodeadouro.

Além disso, foram apresentados projetos como a criação de um salão de turismo e um mirante na entrada da cidade, junto à famosa carranca que dá boas-vindas aos visitantes. A Seculte ainda convidou todos para o mutirão de limpeza no Rodeadouro, programado para o dia 16 de março, às 8h.

Ieda Bomfim, guia de turismo, enfatizou a importância da valorização da área, destacando sua importância para a economia local: “O turismo favorece desde os empresários aos profissionais liberais e ambulantes […] Por isso, desejo que todos sejam parceiros da Secretaria de Cultura, com um olhar crítico e de amor pela nossa cidade”.

Targino considerou o resultado da reunião muito positivo, destacando que ela serviu como um impulso para os próximos projetos. Ele afirmou: “No fim das contas, vemos que todos estão bastante empolgados. Contamos com a determinação e o foco de todos para fazer o turismo da cidade avançar.”

Ascom PMJ

Turismo Presente no Futuro da Gente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *