
O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), complexo hospitalar vinculado ao governo do estado e administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), celebrou a formatura de mais uma turma de médicos residentes. A cerimônia, que aconteceu na última quinta-feira (20), foi realizada no Teatro Luiz Galvão, do Colégio Estadual Rui Barbosa, e reuniu profissionais do HRJ, além de médicos preceptores, familiares e amigos dos formandos.
Ao todo, formaram-se 17 residentes de especialidades diversas, como Clínica Médica, Cirurgia Geral, Coloproctologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Com a conclusão da residência, os médicos seguem para novos desafios, muitos iniciando suas carreiras no próprio HRJ.
O médico radiologista e coordenador do programa de residência médica do HRJ, Dr. Marcos Duarte, falou sobre a importância da residência para a unidade e para a região. “O programa de residência médica do Hospital Regional de Juazeiro é o maior de toda a região. Aliado a isso, parte desses formandos, ao se tornarem de fato especialistas, passam a integrar a equipe do HRJ. Isso é um ganho significativo para os pacientes dos 53 municípios que o complexo hospitalar presta assistência médica”, ressaltou.
Durante o evento, os formandos receberam seus diplomas simbólicos, marcando o encerramento de um período intenso de aprendizado e dedicação. A residência médica, que tem a função de oferecer experiência prática e profunda nas diversas especialidades, tem sido fundamental na formação de médicos qualificados para atendimento à população de Juazeiro e região.
Experienciar uma residência médica não é uma tarefa fácil; durante esse período, existem vários desafios. Mas, de acordo com os formandos, no fim os resultados são sempre satisfatórios, como conta Pedro Escobar, formando na especialidade de clínica médica: “A emoção de chegar até aqui é muito grande. A gente percorre um percurso muito longo desde a faculdade, e conseguir passar em um processo seletivo tão concorrido como é a residência médica do Hospital Regional de Juazeiro, é incrível. Com certeza, toda pessoa que escolhe essa unidade para fazer residência sai dela como um excelente especialista”.
Ascom