Casa Nova reforça compromisso com a inclusão na 3ª Caminhada de Conscientização sobre o Autismo e Demais Deficiências

Casa Nova Cidades

A Prefeitura de Casa Nova, em parceria com a Associação de Apoio às Pessoas com Condições do Espectro Autista (AAPCDA), realizou neste sábado (05) a 3ª Caminhada de Conscientização sobre o Autismo e Demais Deficiências. O evento foi um sucesso, reunindo a população em um grande ato que saiu da Praça da Bandeira e percorreu as principais ruas da cidade, levando mensagens de respeito, inclusão e informação.

Durante o ato, o prefeito Anisio Viana destacou os avanços da gestão na pauta da inclusão. “Estamos promovendo uma verdadeira transformação em Casa Nova. Com a entrega do TEAcolhe e a sanção da nova lei municipal, garantimos direitos e ampliamos o cuidado com quem mais precisa. Essa é uma causa que abraçamos com responsabilidade e sensibilidade”, afirmou o prefeito.

A professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Geise de Brito, destacou o simbolismo da caminhada. “É uma forma de mostrar que os direitos dos autistas e das pessoas com deficiência devem ser respeitados. É um momento de abraçarmos a causa e lutarmos juntos”, disse. Já o pai atípico e integrante da AAPCDA, Fábio Moreira, celebrou a iniciativa. “A caminhada leva informação e conscientização à população. A parceria da Prefeitura foi fundamental para este momento tão importante para as famílias atípicas”, ressaltou.

O TEAcolhe Centro Multidisciplinar

Foi entregue recentemente e é totalmente voltado para o atendimento de pessoas com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na mesma ocasião, foi sancionada a Lei nº 493/2025, que institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos das Pessoas com TEA, assegurando atendimento integral em saúde, educação e assistência social, além da criação da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA), a realização da Semana Municipal de Conscientização do Autismo e a proibição do uso de fogos de artifício com estampido, entre outras medidas.

Texto: Ascom PMCN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *