
A proximidade da Semana Santa estimula a procura por pescados na tradicional Praça do Peixe, Centro de Petrolina. A movimentação é impulsionada pela tradição cristã de consumir esse alimento durante o período da Quaresma, especialmente na Sexta-feira da Paixão e na Páscoa.
Com funcionamento das 6h às 17h, o espaço reúne famílias que há décadas mantêm viva a cultura da comercialização de pescado na região. Tilápia, tambaqui, dourado, surubim e piau são algumas das espécies mais procuradas. Os preços variam de acordo com a espécie e o tamanho, e vão de R$ 25 a R$ 50 o quilo, podendo sofrer alguns reajustes.
Segundo Cláudio José Porfilho, um dos comerciantes mais antigos da praça, a expectativa é que as vendas aumentem em até 50% nos próximos dias. “Essa é uma época muito importante pra gente. Já estamos reforçando os estoques com produtos frescos e de qualidade. A demanda cresce bastante e esperamos bons resultados“, comentou Cláudio.
A tradição de consumir peixe durante a Semana Santa impulsiona economia local, ao mesmo tempo em que reforça os laços culturais e religiosos da comunidade.
Funcionamento
A Praça do Peixe funciona de terça-feira a sábado, das 6h às 17h. Na próxima semana, por conta da Semana Santa, o espaço funcionará de domingo (13) até o sábado (19).
Foto: Ascom PMP/divulgação