
Um projeto desenvolvido no Colégio de Tempo Integral Cívico-Militar Caic Misael Aguilar vem incentivando a prática do debate entre os estudantes. Ao longo de aproximadamente dois meses, alunos do 6° ao 8° ano do Ensino Fundamental trabalharam a argumentação sobre diversos temas, a partir da prática da Dialética Eurística. A iniciativa do professor de Filosofia, Paulo Limeira da Silva, culminou nesta terça-feira (15), no I Campeonato de Dialética Eurística da unidade escolar.
De acordo com o professor Paulo Limeira, a atividade contribui para enriquecer a formação dos estudantes e favorece a aquisição de novas habilidades. “O objetivo desse campeonato é explorar a parte da Filosofia que pode ser competitiva e contribuir para o desenvolvimento da capacidade argumentativa dos alunos, pois a Dialética Eurística é a arte de argumentar. É a arte de vencer pelo argumento”, explicou.
Durante a competição, cada estudante precisava defender, em 5 minutos, pontos positivos e negativos sobre o tema sorteado. Entre os assuntos debatidos, os alunos argumentaram sobre o bullying, o uso do celular na escola, a educação de tempo integral e o ensino religioso, entre outros temas.
Para Marcos Antônio de Souza, aluno do 8° ano do Ensino Fundamental, o aprendizado com a Dialética trouxe uma visão diferente sobre a resolução dos problemas. “Eu gosto muito de aprender coisas novas e o debate ajuda a pessoa a saber se expressar melhor, conversar e entender que as coisas não precisam ser resolvidas à base da força”.
Os alunos vencedores foram premiados simbolicamente e a turma campeã do debate será contemplada com uma viagem a Sobradinho (BA).
Ascom Seduc/PMJ