
Construir propostas em busca de equidade e garantia de direitos. Esse foi o objetivo da Pré-Conferência Juventude Negra, realizada na manhã desta terça-feira (15), no Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos (Codefas), em Juazeiro. Além das propostas elencadas, o evento também contou com a eleição de delegados e suplentes que vão participar da 5ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
“O que houve hoje foram pessoas renomadas, pessoas que têm sua história e suas vivências, passando esse ensinamento, esse letramento racial para nós. Trazendo conhecimento e fazendo com que a desinformação não nos desinforme, fazendo com que nós, além de sermos não racistas, sejamos antirracistas, trazendo pautas, conceitos e aprendizados suficientes para que tudo que aconteça de desigualdade traga equidade”, destaca o estudante Artur Souza, eleito suplente para a 5ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
Realizada pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), a pré-conferência também contou com a apresentação de dança “Sincretismo religioso em busca da paz”, com alunos do grupo de dança Cresp’art, que faz parte do Projeto Encrespa, fruto da Oficina Educa Mais Bahia.
“A Conferência Municipal é a escuta maior da sociedade sobre as suas reivindicações, sobre as ações que ela quer que os governos implantem enquanto políticas públicas. Então, essa é uma escuta muito importante para que os jovens, aqueles que vivem essa realidade de ser jovem, de ser estudante, de ser negro, de ser vítima de racismo ou outro tipo de intolerância, se manifestem e tragam suas proposições”, destaca a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), Ceres Santos.
Após a escuta e o momento de elaboração de propostas, a pré-conferência contou com a eleição de delegados e suplentes que vão representar o segmento na 5ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, nos dias 27 e 28 de maio. Ao todo, foram eleitos três delegados e três suplentes.
O evento também contou com a participação de estudantes do ensino médio, além de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes), da Secretaria da Mulher e Juventude (SMJ), da Secretaria de Educação (Seduc), da Casa dos Conselhos e da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro).
A próxima pré-conferência será realizada no dia 23 de abril, às 9h, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, voltada para os Povos de Terreiros e Quilombolas.
Ascom PMJ