
A pernambucana Fernanda Alvez Amariz, egressa da Faculdade de Petrolina (Facape), está prestes a brilhar ainda mais no universo jurídico. Ela integra o seleto grupo de 49 magistrados que tomaram posse recentemente como Juízes de Direito Substitutos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
Natural do povoado de Urimamã, em Santa Maria da Boa Vista (Sertão do São Francisco), Fernanda decidiu cursar Direito na Facape, onde deu os primeiros passos de sua trajetória acadêmica rumo à magistratura. Feliz com a conquista, ela destacou o apoio da família na realização do seu sonho que parecia tão distante.
“Eu sou da zona rural, meus avós não terminaram o primário, meu pai precisou abandonar os estudos para trabalhar. Advinda de escola pública, a magistratura era algo que parecia muito distante da minha realidade. Pouco antes de ingressar no curso de Direito, perguntei a minha avó paterna se ela achava possível eu me tornar Juíza, ela respondeu que ‘Deus não colocaria no seu coração um sonho se você não pudesse realizá-lo’. Lembrei dessas palavras todas as vezes que pensei em desistir…Sem o apoio da minha família, certamente, não teria conseguido. Uma grande conquista é sempre coletiva, por isso, agradeço a todas e todos que, ao longo dessa caminhada, estiveram comigo”, contou.
A solenidade foi prestigiada por familiares, amigos e pelo coordenador do Curso de Direito da Facape, professor Carlos Eduardo Romeiro, que representou a instituição e destacou a importância da conquista de Fernanda como uma inspiração. “Fico feliz por ter podido participar desse momento de conquista e realização de Fernanda, e tenho certeza de que fará a diferença na luta por uma sociedade mais justa e humana”, disse.
Foto: Ascom Facape/divulgação