
Nesta quarta-feira (23), a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) realizou uma roda de conversa na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Antônio Guilhermino com o tema “Inclusão e Respeito às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. A ação teve como objetivo sensibilizar e informar a comunidade sobre os cuidados, os direitos e a importância da inclusão social de pessoas com TEA.
O momento foi conduzido por Adriano dos Santos, pai atípico, graduando em Fonoaudiologia e mediador do encontro. De forma lúdica, interativa e informativa, Adriano compartilhou sua vivência com o filho e abordou aspectos fundamentais para o cuidado e a inclusão das pessoas com TEA no convívio familiar, escolar e comunitário. “É preciso abrir espaços como este para dialogarmos sobre a realidade das famílias atípicas. A informação gera empatia, e a empatia transforma o modo como enxergamos e tratamos o outro”, destacou Adriano durante a conversa.
A iniciativa foi bem recebida pelos participantes, como disse Maria das Dores Feitosa Soares, mãe de Adriel João Soares, de 3 anos. “Foi muito importante ouvir outras experiências e perceber que não estamos sozinhos. A forma como o tema foi tratado nos deu mais força para seguir”, relatou Maria.
Ascom Sesau PMJ