Presidente do TRE-BA define segurança do eleitor como prioridade ao tomar posse para segundo mandato

Outras Cidades Salvador

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) deu posse nesta quinta-feira (24) ao segundo mandato do presidente da Corte, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, durante evento realizado no auditório do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), em Salvador.

O desembargador foi reconduzido pelo Pleno do TJ-BA em fevereiro deste ano para mais um biênio como membro efetivo do TRE-BA, com 45 votos. Com a recondução, o magistrado permanecerá na Corte Eleitoral até abril de 2027. “O Tribunal Regional Eleitoral, eu digo a todos, nós temos servidores, servidoras, juízes, juízas, que realmente são alicerce do Tribunal. Eles fazem o Tribunal Regional Eleitoral. Então, eu fico muito tranquilo com a equipe seleta que eu tenho porque eles fazem um planejamento, nós fazemos um planejamento para as eleições de 2026”, iniciou o presidente em entrevista à imprensa.

Entre os principais desafios do novo período, o presidente destacou aprimorar os mecanismos de segurança para garantir o exercício do voto livre de ingerência de grupos criminosos, por exemplo, além da tarefa permanente de combater a desinformação.

“E o foco é, primeiro, combater a desinformação, um trabalho que está sendo feito no TSE, mas que os TREs também estão acompanhando. Um trabalho também de tentar, através das forças de segurança, impedir a ingerência do crime organizado, da milícia, que é uma situação que nos aflige e que nós já estamos preocupados e vamos combater, porque o eleitor tem o direito de exercer seu dever cívico de forma tranquila, ordeira e sem qualquer tipo de ingerência”, declarou.

“Então vamos trabalhar muito nessa parte da segurança do eleitor poder votar, poder exercer sua cidadania de forma tranquila”, finalizou.

A solenidade desta quinta foi prestigiada por políticos e autoridades, como o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o senador Angelo Coronel (PSD) e a presidente do TJ-BA, Cynthia Resende.

Política Livre/Foto: Política Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *